ANTONIO AOS 8 MESES

IMG_6253

Bom, o Antonio está com 8 meses e meio e já faz um tempo que não escrevo sobre o progresso dele.
Acho que a correia da vida começa e a gente esquece de anotar tudo que acontece semana a semana – sim, eu fazia isso! – e vai deixando a evolução acontecer naturalmente, sem muitas preocupações.
Eu ainda filmo e tiro foto de tudo que ele faz, ontem mesmo ele se arrastou (eu e meu marido falamos que ele engatinhou) pelo tapete na sala. Foi uma comoção, já que ele ainda não demonstra muita vontade de engatinhar, porém uma enooorme vontade de ficar de pé e andar.

Eu li em alguns lugares que os bebês tem evolução por vez.
Se eles estão mais comunicativos, vão gastar menos tempo e energia para aprender a engatinhar. Foi o que eu li, e conversando com amigas, vejo que isso é bem verdade… Os bebês que já engatinham, falam pouco. Os bebês que falam muito, engatinham menos.

O Antonio fala muito! Hahaha!
Ele fala “mama”, “papa”, “tete”, “kaka”, “tata”… Nós achamos um significado para cada coisa mas apenas algumas vezes ele parece saber o que está falando ou a o que ele está se referindo. São sons mas sem muito objeto como referência, nós que vamos colocando o objeto de referência cada vez que ele pronuncia…

Para se locomover ele acha cada hora uma maneira diferente. Ora ele rola, rola, rola até chegar onde queria. Ora ele se arrasta com as costas no chão e se contorcendo, ora ele vai se arrastando de barriga para baixo mesmo, mas ainda sem apoiar os joelhos.
Cada criança tem um jeito de aprender a engatinhar e é muito engraçado ver o Antonio descobrindo como se faz.
A maneira mais própria para ajuda-los, é o famoso “tempo de bruços”. Eles precisam permanecer de bruços para fortalecer o pescoço e a coluna, dessa maneira vão ter mais segurança para ensaiar os primeiros arrastões.

Outra coisa que percebi muito nessa fase: ele está aprendendo a funcionalidade de cada objeto. Na aulinha de musica dele, ele já sabe da onde vem o som. Em casa, se eu falo “alô”, ele olha pra minha orelha procurando celular. Se eu pego o pente dele, ele leva a mão a cabeça. Qualquer livro que eu pego na mão, ele folheia. E a mamadeira, ah… A mamadeira ele sabe ha muito tempo! Hahaha!!
Enfim, vivo brincando com esses objetos e com alguns outros para ele ir associando.

A brincadeira preferida dele, sem duvida, é ouvir sons diferentes. Ele fica completamente paralisado tentando descobrir porque cada objeto faz um som diferente… Apitos são os preferidos! E o ideal é fazer o som mais de uma vez pois cada vez que fazemos, eles usam uma parte diferente do cérebro para processa-los.

Enfim, essas foram as minhas constatações desse período do Antonio.
E por ai, quem tem baby da mesma idade está rolando o que?
BeijoBeijo

Gostou? você pode compartilhar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Oi Lu, td bom???

    Senpre leio seus posts e tento comentar pq a Clara tem poucos dias de diferença do Antônio.

    Ela tb esta nessa fase de arrastar/engatinhar, a questão eh que ela vai mto bem pra trás mas pra frente eu tenho incessante estimulado pra ver se vai…hauah… Acho que até somos meio chatas as vezes… Querendo ver eles fazerem, e ainda tem que dar tempo de filmar ou tirar foto…

    Essa semana foi até engraçado, coloquei um edredom no chão e ela sentada, coloquei um brinquedo na outra ponta, e fiquei esperando pra filmar… Ela sentada puxou todo o edredom e pegou o brinquedo, toda espertinha…

    Bem continue com seus post, eu amo acompanhar o crescimento do Antônio, que é bem comum com o da minha bebê, e as coisas que vejo que vc faz com ele que aplico aqui em casa tb…

    Ah, queria saber se o Antônio já esta com os dentinhos, e se vc já tem dicas…já nasceram dois aqui e dicas são bem vindas….

    Bjuss

  2. Que lindo que ele está!!! Tenho um sobrinho que hoje tem 2 anos. Ele só foi andar com 1 ano e 2 meses +-. Mas em compensação falava tudo!!! Não precisa pressa nenhuma! Basta estimular sem cobrança que no momento certo a criança vai engatinhar e vai andar!!! Esses bebês são uma delícia!! Cada dia uma novidade e uma gracinha diferente! bjo

  3. Oi Lu!
    eu não tenho filhos mas adoro ler seus posts sobre o Antonio. Acho ele tão lindo..
    Fico ansiosa pra você postar foto dele no seu insta e sempre fico olhando a tag #antoniotps pra ver se não
    apareceu nenhuma de outra pessoa hahaha.
    Parabéns, ele é demais de lindo!
    Um dia filma ele fazendo gracinhas pra gente ver também! Deve ser demais!
    beijos ;*

  4. O meu baby Felipe tem 10 meses. Também é super comunicativo, grita muito (de felicidade, para brincar) e nadaaaa de engatinhar. Dizem que é importante engatinhar para fortalecer a musculatura das costas, mas não adianta, ele sempre ficou muito de bruços, mas se eu tento ajudar mostrando que tem que erguer o joelhinho ele fica furioso! Em compensação, fica de pé se segurança, e vai de móvel em móvel assim. Acho que vai caminhar direto!!!

  5. Mais fotosssss! Lu, ele é muito muito lindo! Apaixonante!
    O que mais vejo são as mães preocupadas porque o bebê está demorando pra engatinhar, e depois fica tudo bem, engatinham e andam perfeitamente do nada! Vc tá muito certa de ficar mais tranquila, curtindo cada evolução. Tb, ele é muito fofo!!

  6. Oi Lu, tudo bem?
    Quero agradecer o carinho e a atenção que você desmostra ao compartilhar conosco suas experiências e dúvidas com a gravidez e com o Antonio. Estou aprendendo muito com você!