OLÁ, DENTINHOS!

A chegada dos dentinhos dos nossos pequenos pode ser complicada, apesar de ser muito emocionante para nós ver que eles estão crescendo!
O primeiro dente deve aparecer por volta dos 6 meses (junto com as primeiras papinhas!) e demora uns belos meses (até 3 anos) para que todos saiam e eles fiquem com a arcada completa de dentinhos.

O problema maior dessa fase é que podem aparecer sintomas surpreendentes como enjoo, dor de barriga, acidez no cocô e irritação, além de dor na própria gengiva. Algumas coisas podem ser feitas mas o principal é ter muita paciência, como na fase das cólicas.

Além dos mordedores comuns, existem mordedores que podem ser colocados no freezer – Mordedores Em Gel. Eles ajudam no incomodo da gengiva e dão uma anestesiada na dor. Único ponto importante é tomar cuidado para não deixar o gelado por muito tempo ou muito perto do peito do bebê.

6696851GG mordedor mordedor_gel_pe_verde_1

 

O Antonio tem os dois primeiros! Ele ama morder mesmo quando não estão geladinhos…

Para irritação e dores existe um remedinho natural super bacana, sem corantes ou sabor artificial,  sem açucar, chamado Camilia. Eu ganhei de uma amiga, acho que vende nos Estados Unidos mas sempre tem uma loja ou outra que vende por aqui… Precisa procurar, não quero indicar sem ter tido experiência com a loja.
É esse daqui, ó:

camilia

 

Vem em doses únicas, então não tem aquele medo de superdosar, é bem prático.

Outro produto que me foi super indicado pelo médico e por outras mães, é aquele gel para esfregar na gengiva inchada, no lugar onde está nascendo o dente. Chama Orajel e existe a opção dia e noite. Essa opção não é natural/ homeopática, contém 7.5% de Benzocaina, um analgésico. Lógico que a dosagem que contém no Orajel é super segura mas existem pais que preferem postergar o contato dos filhos com remédios, então é sempre bom frisar isso.

dl-014_1z

 

Esse podemos achar de monte pelas farmácias nos Estados Unidos. Aqui no Brasil, fora pelo Mercado Livre etc, alguém sabe onde podemos encontrar?
Eu sei que existe um produto que é parecido que chama Nenê Dent, alguém já experimentou?
Essas pomadas precisam ser bem aplicadas e dosadas, por conter remédio!

Outra dica maravilhosa é a Sophie, uma girafa de borracha desenhada especialmente para eles morderem! Considerado o mordedor mais vendido dos Estados Unidos, ela é desenhada para atender a coceira dos dentinhos da frente e dos dentinhos de tras! A borracha é sem BPA, faz barulho, a tinta é comestível e natural, enfim… Os bebês realmente amam! Comprei para o Antonio e está sendo um sucesso, ele fica beijando a Sophie na boca! Hahaha

1626_101267373A

 

Fofa demais né?

Esses são os truques que eu uso com o Antonio. Já usei um pouco de cada e pelo texto de recomendação, vocês podem perceber os meus favoritos né? Acho que o Orajel fica por último, em caso de necessidade MESMO.

Outro remédio que toda mamãe deve ter, em caso de necessidade, é o Alivium, né? Algumas gotinhas podem resolver uma febre causada pelo nascimento dos dentes, ou vómitos recorrentes, essas coisas mais sérias.

161985

 

NUNCA dêem remédios sem consultar o médico, hein?

Ah, e já é bom começar a acostumar os bebês desde bem pequenos (tipo recém nascidos mesmo) a fazer a higiene bucal com gase e água e a partir dos 6 meses com dedeira. Com um ano e meio, mudamos para escova!

Enfim gente, acho que as dicas que posso dar são essas. Espero ter ajudado e gostaria de ouvir se alguém tem dicas por ai…
Beijinhos!!

Gostou? você pode compartilhar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Oi Luciana!
    Gosto muito de dar uma espiadinha no seu blog, e acho engraçada e interessante essa relação com pessoas que nem conhecemos, mas que acabam nos parecendo próximas.
    Tenho dois filhos e gostaria de compartilhar com você a experiência que tive e que se relaciona com o tema do post. Tinha grande preocupação com a fase de transição de desmame para o início da alimentação, cheguei até a fazer uma pesquisa e elaborar uma apostila de receitas bem variadas e naturais kkk, pois não queria que eles comecem sempre a “mesma comida”. Nas minhas pesquisas li que a partir dos 6 / 8 meses de idade é formada a memória gustativa da criança e que os alimentos oferecidos nessa época seriam assimiladas na vida da criança/adulto. Assim na fase dos mordedores ofereci (para que eles “coçassem” os dentes talos de couve, pedaços de cenoura, etc. tudo bem higienizado e de tamanho capaz de oferecer segurança, mesmo que sempre sob minha monitoração. Depois era só fazer a higienização dos dentinhos.
    Meus filhos hoje tem alimentação muito saudável e comem grande variedade de frutas e legumes. Beijos e boa sorte nessa tarefa difícil mais suuuupeeer gratificante e enriquecedora que é ser mãe.

  2. Oi lu!!

    Eu uso o nenê dent, tenho ele desde os três meses da Clara. Ela começou a reclamar cedo dos dentes… Uso ele tranquila pq a pediatra e toda a minha família usou… Hauahau

    Fora que deve ter um gosto bom pq ela adora qnd passo na gengiva.

    Super recomendo ele..

    Bjuss

  3. Oi, Lu! Legal seu post!

    Existe o Orajel Natural tb, benzocaína e outros componentes free. Tb só vi pra vender nos USA.
    Minha baby tem 8 meses e ela adora usar a cenoura e maçã como mordedores.
    Mas, ainda não nadceu nenhum dentinho, só tá inchado a gengiva. Que fase!

  4. Oi Lu,
    Bem, aprendi com a maternidade que cada mãe sabe o que é melhor para seu filho. Minha filha esta com 7 meses e com relação aos dentinhos sigo as orientações do dentista. Sobre esses remédios que sempre são indicados, ele não aconselhou usá-los, por serem anestésicos e diminuírem a sensibilidade local, mesmo que por um curto tempo. Segundo ele o melhor mesmo é a manutenção da higiene e os mordedores resfriados (não necessariamente gelados). Com minha filha tem sido tranquilo por enquanto, continua comendo bem e quando está mais enjoadinha o mordedor ajuda muito.

  5. Oi Luciana!

    Parabéns pelo blog e pelo bebê!

    Gostaria de te passar uma informação importante que recebi da pediatra dos meus filhos, Dr Amelia Reis, que tem consultório no Einstein. O Alivium é um antiinflamatório potente que não deve ser usado como analgésico. Para os bebês ainda é mais seguro usar Tylenol, a febre demora um pouco mais para passar porque ele não é tão forte mas realmente é mais seguro.
    Seu blog é muito legal, cheio de super dicas, parabéns!

  6. Oi Luciana!

    Parabéns pelo blog e pelo bebê!

    Gostaria de te passar uma informação importante que recebi da pediatra dos meus filhos, Dr Amelia Reis, que tem consultório no Einstein. O Alivium é um antiinflamatório potente que não deve ser usado como analgésico. Para os bebês ainda é mais seguro usar Tylenol, a febre demora um pouco mais para passar porque ele não é tão forte mas realmente é mais seguro.
    Seu blog é muito legal, cheio de super dicas!

    Beijos,

    Luciana