O BICHO PAPÃO DAS MÃES, A CÓLICA

Gente,
Eu escrevi no blog da minha amiga Helena Bordon sobre as cólicas dos bebês.
Vou reproduzir aqui pois está bastante explicativo, acho que vocês vão gostar!!!

“O bicho papão dos filhos é normalmente verde, grande e feio. Os das mamães se chamam: crises de cólica.

Desde os 7 meses de gravidez que eu tenho pesadelos com isso.
Fui fazer uma aula intensiva para pais de primeira viagem no Einstein (alias, eu recomendo viu? Bacana para interagir com seu marido nesse novo mundo e para aprender uma ou outra coisinha!) e a enfermeira palestrante mostrou um vídeo de um bebê chorando MUITO para tomar banho.
Dai alguem na plateia falou “ah, tem bebê que chora desse jeito no banho? Tipo como choram com cólica, Dna Fulana?”. A Dna Fulana respondeu para 20 casais grávidos e assustados: “Hahaha quem dera se isso parecesse choro de cólica, minha querida. O de cólica é muito pior, e dura de meia hora a 2 horas e pouco. Deixa eu ver se acho um vídeo aqui para mostrar.”
Pronto. O caos foi instaurado. Quis sair correndo, chorar, pedir ajuda aos universitários. Eu e todos os outros seres que habitavam aquela aula.

Queria contar essa história e dizer que a enfermeira era uma exagerada… Mas realmente, choro de cólica é inconfundível. É verdadeiramente assustador. Ela não estava mentindo…

Screen Shot 2015-03-13 at 11.08.53 AM

O Antonio teve poucas crises de cólica mas eu me preparei MUITO para isso. Fiquei tão assustada que pesquisei tudo possível e botei em prática.
Espero ajudar as mamães que estão passando por isso.

Porque a cólica acontece? Pois bem, essa foi uma pergunta que fiz bastante… Apesar de ficarem 9 meses crescendo, se desenvolvendo e se preparando para o mundo, nossos bebês não nascem 100% prontos.
Eles nascem e terminam o processo de “maturação” aqui fora, com a nossa ajuda. O sistema digestivo é um dos em desenvolvimento.

A partir da 2a semana de vida, a barriga deles pode doer e contrair desordenadamente após as mamadas. Pode ser por causa dos gases, de uma reação a alguma substância no leite (materno ou artificial) ou porque o sistema nervoso do bebê não amadureceu e está sensível demais.

O que podemos fazer?

Primeiro de tudo: RESPIRE E SE ACALME. É muuuuito difícil aguentar tanto choro e por tanto tempo (as vezes passam de 2 horas de choro contínuo) mas é preciso se acalmar para conseguir acalmar o bebê. E eles precisam da nossa ajuda… Então: RESPIRE. Peça que alguém fique com o bebê e vá tomar um banho quente para se acalmar.

Segundo: pergunte a seu médico sobre dar um remédio natural chamado Colic Calm.  Não tem simeticona ou nenhuma substância química, é um produto 100% natural e que ajuda muito a acalmar o bebê nessas crises de cólica.

Terceiro: Compre um SLING, aquele tecido para amarrar o bebê colado em você. Ele vai acalmar ao se sentir seguro e próximo da mãe.

Quarto: Tente bolsa quente na barriga dele. Ela ajuda a minimizar a dor e dá uma sensação de conforto e segurança ao bebê. Só muito cuidado com a temperatura!

Quinto: Faça exercício com as perninhas dele (tipo bicicletinha) para que ele solte os gases. Procure fazer isso duas vezes ao dia, mesmo quando ele ainda não apresentou os sinais de cólica.

Sexto: Passeie com ele, tente distrair ao máximo o bebê.

Sétimo: Faça Shantala – essa é a melhor de todas as dicas!!! Fiz um post AQUI que explica melhor essa tática.

Mas dentre tudo que falei acima, o que mais vai acalmar a mãe que está passando por isso é: ISSO PASSA. É uma fase difícil mas vai passar, tente se lembrar disso.

Aqui em casa nós passamos poucas vezes por isso e agora já estamos na fase do dentinho! Cada fase tem suas delicias e suas complicações mas não permita que os problemas afetem sua capacidade de curtir seu bebê, eles crescem tão rápido!!!

Espero ter ajudado!
Beijinhos
Lu”

Gostou? você pode compartilhar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Oi Luciana.

    Quando eu li esse post eu pensei que tu irias falar sobre a alimentação, não sou mãe ( ainda) e sempre tive a ideia de que as cólicas estariam ligadas diretamente com a alimentação das mamães, principalmente por causa da alimentação.
    Devo ter lido isso em algum lugar, mas não sei se tem alguma lógica.
    Minha sobrinha chorou muito por causa das cólicas e realmente foi um período bastante difícil principalmente para a mamãe dela, mas graças a Deus passou, ela chorou até os 4 meses.

    Quando eu engravidar, vou voltar aqui no blog e ler tudo de novo, ainda bem que tem um canal separado só pra isso.
    O Antônio esta demais nessa foto.

    Beijos

  2. Oi Luciana.
    Quando eu li esse post eu pensei que tu irias falar sobre a alimentação, não sou mãe ( ainda) e sempre tive a ideia de que as cólicas estariam ligadas diretamente com a alimentação das mamães.
    Devo ter lido isso em algum lugar, mas não sei se tem alguma lógica.
    Minha sobrinha chorou muito por causa das cólicas e realmente foi um período bastante difícil principalmente para a mamãe dela, mas graças a Deus passou, ela chorou até os 4 meses.
    Quando eu engravidar, vou voltar aqui no blog e ler tudo de novo, ainda bem que tem um canal separado só pra isso.
    O Antônio esta demais nessa foto.
    Beijos

    1. Juliana,
      Te mandei um email agradecendo a correção pois não ia aceitar o comentário. Acho que você colocou um email fake aqui né? Pois voltou meu email.
      Eu não ia aceitar porque MUITA gente lê correndo e acaba se confundindo com as informações. Já aconteceu isso antes aqui com um esmalte fortalecedor.
      Quando é apenas uma correção ortográfica, sem problemas. Mas como era sobre um produto, fiquei com medo de alguem confundir.
      Segue abaixo o email que te mandei e voltou:

      From: Luciana Tranchesi
      Content-Type: text/plain; charset=iso-8859-1
      Content-Transfer-Encoding: quoted-printable
      Subject:
      Date: Fri, 13 Mar 2015 10:56:08 -0300
      Message-Id: <[email protected]>
      To: [email protected]
      Mime-Version: 1.0 (Apple Message framework v1283)
      X-Mailer: Apple Mail (2.1283)

      Muito obrigada pela correcção Juliana.
      Algumas correções eu não aceito pois as pessoas tem costume de ler correndo e acabam pegando a informação errada, ou se confundem.
      Mas muito obrigada!
      Beijos

      ——-

      Antes de falar sobre humildade, coloca seu email verdadeiro aqui.
      Beijos

  3. Estava lendo esse post e me lembrando das horas de choro por cólica do meu sobrinho, ele passava por todos os colinhos, mas era desesperador pq ele assim como seu baby tinha pouquinho cabelo e qto mais ele chorava mais vermelha ficava a ‘carequinha’ dele, eu falava, meu Deus, o q houve com essa criança q estava sorrindo há dois minutos atrás? Mas de fato passa, eles crescem, vc esquece e eu tenho saudade da época q ele era pequenininho assim.