XIXI NO LUGAR CERTO – TOPDOG

Oiiie,

Esse post veio para ajudar os “pais” de peludos! Quem ai tem um que faz xixi fora do lugar? Então lê esse post que vai ajudar bastante.

Carlota Lu - passeio camiseta green generation

Meu pé de sapatinho Daslu e a Carlota de Camiseta TOP DOG.

Uma das maiores dúvidas de quem pensa em ter um cãozinho novo em casa é se ele vai aprender ou não a fazer suas necessidades no lugar certo. Muita gente me pergunta como eu ensinei a Carlota, principalmente donos de buldogue francês pois sabem que essa é uma raça que demora um pouco mais tempo para aprender e criar um novo hábito. Pensando nisso eu trouxe para vocês um post especial que foi feito pela equipe da Top Dog um tempo atrás, com várias dicas para que isso seja uma tarefa simples e bem-sucedida, assim como foi comigo e a Carlota.

Alguns cães demoram mais para aprender e são mais teimosos, outros aprendem rápido. O importante é entender que seu cão é único e requer paciência e atenção. Não se irrite se ele demorar mais para aprender, ele está fazendo o seu melhor…

Os cães fazem xixi e cocô por necessidade biológica, mas também fazem para chamar a sua atenção. Portanto não adianta dar bronca e gritar com ele, você corre o risco de estar fazendo exatamente aquilo que ele queria: dando atenção.

A melhor idade para ensina-lo é quando ainda é filhote, o que não significa que ele não aprenderá se for adulto. Mas se tiver a chance, comece a treiná-lo com 2 a 3 meses.

Escolha o local que for mais adequado e prático para você. Se morar em casa, opte pelo jardim ou quintal, se morar em apartamento, opte pelo jornal ou tapete higiênico em um local que o cão tenha livre acesso durante o dia, por exemplo, se for a lavanderia ou a varanda, certifique-se que a porta esteja sempre aberta.

(Lembre-se de que o cachorro faz xixi no tapete e carpete da sua casa pois eles absorvem o liquido e é isso que eles procuram. O tapete higiênico absorve mais que o jornal e é uma opção mais higiênica.)

Rotina é crucial nessa tarefa. Defina o local onde ele irá fazer as necessidades e leve-o lá toda manhã, assim que ele acordar, e depois de cada refeição (feitas sempre na mesma hora). Esses são normalmente os horários em que eles querem fazer suas necessidades. Quando ele acertar, agrade-o bastante! No caso de filhotes vale a pena levar até mais vezes, a cada uma ou duas horas, antes de eles estarem com muita vontade, pois os filhotes, assim como os bebês humanos, não têm controle total do seu organismo ainda e não conseguem segurar o xixi. Assim eles vão criando um hábito de ir até o local para fazer xixi no lugar certo antes de estarem apertados.

Comida e água não devem ficar à disposição do cãozinho que está sendo treinado. Mas em dias muito quentes não restrinja a água.

Caso você pegue seu cão fazendo as necessidades no lugar errado, NÃO dê bronca. Tente ignorá-lo e esperar que ele saia do local. Só então limpe e passe o neutralizador de odores (produto especializado para tirar o cheiro, para que ele não volte a fazer as necessidades naquele local). Se você der bronca ou limpar enquanto ele ainda está vendo, pode achar que não deve fazer xixi ou coco na sua frente e vai começar a fazer escondido, sem acertar o lugar. Ou então pode querer te imitar e começar a comer o coco, vendo que você o limpa correndo toda vez.

Nos primeiros dias observe quanto tempo antes e depois de se alimentar o seu cão está fazendo suas necessidades, pois isso vira uma rotina e aí você consegue antecipar a hora de levá-lo “ao banheiro”. Fazendo isso por vários dias seguidos, o cão também irá entender que deve esperar este momento para ir até o banheiro. Uma dica boa aqui é levá-lo sempre ao local indicado usando a guia, mesmo que esteja dentro de casa ou em algum lugar fechado.

Se seu cãozinho cismou em fazer em um tapete ou um lugar especifico, coloque o prato de ração dele naquele lugar. Ele não vai usar o banheiro onde come.

Outra dica é que se o seu cãozinho em treinamento fica sozinho por várias horas consecutivas sem supervisão, ele precisa ficar restrito a um ambiente em que tenha acesso ao banheiro, assim evita que ele queria se aventurar e fazer xixi em lugares onde não pode.

Carlota Lu - Post xixi no lugar certo 2

Depois de treinado, caso você eventualmente esqueça de levar o seu cãozinho para fazer xixi, é provável que ele mesmo te lembre disso por meio de algum tipo de comportamento. A Carlota por exemplo fica fazendo barulhos e olhando para a porta quando a gente demora um pouco para levá-la. Com a Joaquina da minha cunhada, que também é uma buldogue francês, é diferente, ela fica parada na porta sem fazer barulho nenhum, aí as vezes quando reparam ela já está lá há um tempão. No caso deles, se por algum motivo atrasarem e não puderem levá-la no horário “combinado”, ela está tão “bem treinada” que irá segurar as necessidades mesmo que passem horas. Essa é uma dificuldade de se treinar um buldogue francês, pois muitas vezes eles não são flexíveis. Já as outras cachorras deles (vira-latas e muito inteligentes) fazem as necessidades sempre que podem durante o passeio e usam o tapete higiênico nos horários rotineiros do banheiro quando ninguém pode leva-lás para passear.

Com essas dicas, amor e paciência, todo cãozinho pode aprender a fazer suas necessidades no local certo.

Boa sorte!

Gostou? você pode compartilhar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *