Mãe de cachorro também é mãe!

Inicio 2

Vocês já devem imaginar que passar meu dia das mães estrelando pela primeira vez no papel de mãe e com o Antonio ao meu lado mexeu bastante comigo, né? Gente, como é maravilhoso ser mãe.

Todo esse clima materno me deixou nostálgica e eu me diverti sozinha aqui revivendo na memória os melhores momentos da minha experiência como mãe de primeira viagem, que começou quando a Carlota apareceu na minha vida 5 anos atrás. Afinal, mãe de cachorro também é mãe! Mãe é quem cuida, protege, e da amor e cães são eternas crianças neste sentido! Precisam de um tutor para viverem protegidos da fome, do frio e do medo e ficarem felizes saudáveis.

A Carlota é tão presente na minha rotina que é até estranho pensar que não muito tempo atrás a área de convivência com eles já foi restrita à lavanderia ou o quintal. Os hábitos das pessoas mudaram e os seus animais de estimação foram conquistando cada vez mais espaço na vida dos seus donos, tanto que hoje eles já não são mais “os melhores amigos do homem”, são verdadeiramente parte da família! Companheiros fiéis, nossos protegidos!

Só quem tem mesmo entende o tamanho do amor que a gente cultiva por esses peludinhos. E o quanto é difícil explicar essa relação?! É um negócio tão intrigante que vários cientistas já fizeram estudos para entender a força dessa conexão entre cães e seus donos. Um dos mais famosos foi feito na Universidade de Duke, nos Estados Unidos, e conseguiu provar que existe uma razão bioquímica para isso.

O ser humano produz em grande quantidade um hormônio fundamental ao nosso desenvolvimento chamado ocitocina quando tem relações afetivas com outras pessoas, ele é conhecido popularmente como “hormônio do amor” por ser o responsável por promover a afeição e incentivar o instinto de proteção nas mães, por exemplo.  Por isso nas relações de contato mãe-bebê os níveis de ocitocina vão lá em cima! Mas isso já era amplamente conhecido e estudado. A surpresa mesmo veio quando a Universidade de Azabu, no Japão, resolveu analisar a troca de olhares entre 55 cachorros e seus donos. Os resultados mostraram que quanto mais tempo o cão se mostrava atencioso com o dono, mais ocitocina era liberada e não coincidentemente esses donos se consideraram mais felizes com a relação que tinham com seus animais de estimação. Ou seja, o mesmo hormônio que os filhos humanos produzem em contato com a mãe, os filhos caninos produzem também! E cada olhar que eles trocam com a gente transmite um pouquinho de amor e comunica algo, seja de para pedir comida, carinho ou mesmo se mostrar arrependido depois de aprontar alguma.

E para quem ainda não está convencido de que um olhar diz tudo, a Universidade de Skodve, na Suécia, quis investigar mais a fundo e analisou o contato (e por contato entenda um beijo canino, lambida mesmo rsrs) e também viu que nesse caso não só acontece o aumento desse hormônio, mas a queda de cortisol (relacionado ao nível de estresse) e do batimento cardíaco. Ou seja, famílias com cachorros são mais calmas e menos estressadas!

Além desse, tem vários outros estudos sobre temas parecidos, um outro bem legal publicado pelo Science Daily já conseguiu comprovar que além da necessidade natural que os cães têm de se relacionar com outros da sua mesma espécie, eles são capazes de se conectar de mais intensa com a os seus donos, que são vistos como a figura materna (ou paterna) mais presente.

Viu só como ser mamãe de cachorro é tudo de bom? Por isso que a TOP DOG não podia deixar de homenagear essas mamães também nesse dia tão especial, né? Pensando nisso, fizemos um concurso cultural no instagram oficial da marca (segue lá, é @topdog_br!) durante a semana passada toda, cada dia com um tema especial relacionados a Top Dogs e Top Moms, e bombou muito e rendeu taaaaantas fotos maravilhosas (foram mais de 800!). Acabammos não resistindo e furamos o combinado de escolher 1 foto cada dia e acabamos com 18 fotos no total. 13 para ganharem camisetas e brinquedos e 5 fotos mais especiais com legendas importantes para ganharem um presente mais completo ainda com além da camiseta e do brinquedo uma caminha e mantinha! Logo eu volto para mostrar estas outras 5 fotos para vocês.

Por enquanto seguem as 13 ganhadoras com as fofuras de fotos! É tanto amor que quase não cabe aqui!

O primeiro tema foi “a melhor soneca do mundo é sempre com a mamãe”.

Blog 1

O do segundo dia foi “amor entre filhos humanos e filhos caninos”.

Blog 2

O do terceiro foi “paciência que a mamãe tem ter” para mostrar as artes que os peludos fazem.

Blog 3

O quarto tema foi “eu, minha mãe e a mãe natureza”.

Blog 4

E a do último dia foi “a minha melhor foto com a mamãe”, foram tantas fotos lindas que acabamos escolhendo 5.

Blog 6
Blog 5

E não esqueçam de seguir a @topdog_br no instagram para participar das próximas promoções e sorteios! Tem sale especial rolando por lá tb!

Beijinhos!

 

Gostou? você pode compartilhar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *