REJEITANDO SUCOS – E AGORA?

Oi gente linda!

Como o título mesmo diz, o Antonio tem rejeitado sucos. Na verdade ele gosta de poucas frutas, rejeita quase todas… E eu to super preocupada, lógico.
Sou daquelas que ainda não deixou ele comer nada de açucar, nem sal, nem conservantes, nem nada… As papinhas sempre levam legumes e vegetais orgânicos. Ser uma criança que não come frutas, não é uma opção.

Antes que vocês pensem em me dar uma receita que talvez ele curta, melhor eu me adiantar e avisar que eu já dei suco de laranja, laranja com mamão, melancia, manga, laranja com manga. Frutas? Banana, melão, laranja, manga, melancia, uva, fruta do conde, goiaba. Tudo que vejo no mercado e acho que ele pode gostar, eu compro. NADA.

Screen Shot 2015-03-09 at 10.56.58 PM

Essa foto eu tirei no começo da introdução aos sucos. Ele ainda estava aceitando-os com menos caretas que hoje…

Por isso comecei a pesquisar o que fazer quando isso acontece.
Eu li que para a criança, tudo é uma novidade muito maior do que possamos imaginar. Então o “não” e a careta são quase certos.
Enfim, li bastante coisa e algumas fizeram sentido para mim, estou testando-as e vou contar aqui.

Precisamos oferecer diversas vezes uma mesma novidade (até 7 vezes) mas não no mesmo dia e nem insistir se eles estão chorando pois a alimentação não pode ser associada como um momento de “tortura”, desagradável.

Uma teoria que também faz muito sentido é oferecer sempre o mesmo suco, até que ele aceite, podendo dai mudar para o próximo sabor.
Aqui em casa estamos na laranja + mamão pelo 4 dia e ainda nada! Hahaha

Alguns lugares sugerem que o problema pode estar na temperatura, já que os bebês geralmente estão acostumados a tomar e comer tudo meio morno. Portanto as vezes o que não está legal para eles, é a temperatura do suco ou da papinha de frutas.
Vou começar hoje mesmo a esquentar beeem pouquinho o suquinho dele. Depois que ele aceitar, eu volto aos poucos a temperatura ambiente, pois é bem mais prático e saudável.

Uma outra dica ótima é dar a fruta inteira, eles se interessam mais e acabam comendo.
Existe uma teoria que chama BLW (Baby Led Weaning – Desmame Guiado pelo Bebê) que sugere que o bebê deve começar a se alimentar sozinho, em seu ritmo e deve ser oferecido a ele os alimentos inteiros.
Eu ainda tenho medo de introduzir essa tecnica com o Antonio pois ele tem reflexos muito fortes de engasgo. Ele não engasga de fato, ele simplesmente tem esse reflexo – o pediatra me disse que isso passa aos 9 meses. Eu já dei um pouco de banana mal amassada e ele chegou a vomitar de tanto que ele se assustou. Vou testar aos poucos essa teoria e se ele persistir com os “engasgos” eu vou esperar até os 9 meses.
De todo jeito eu acho interessantíssima essa teoria, de apresentar os alimentos inteiros e deixar que eles o comam com as próprias mãos. Além de criar independência, cria também uma relação natural com a comida: como na minha velocidade, do meu jeito e exploro mais do alimento.

Enfim, essas são as dicas que tenho para passar a vocês.
Alguém ai tem alguma outra dica para mim? Sempre bem vindas já que estamos longe do sucesso por aqui! Hahaha

BeijoBeijo

Gostou? você pode compartilhar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Oi Lu,

    Meu bebe tem seis meses e não aceita sucos de forma alguma =(, já tentei diversos sabores.
    Mas as frutas ele aceita muito bem, principalmente mamão e banana, nunca amasso ou faço papinha. Sempre lavo e retiro uma parte da casca e com uma colher vou raspando a fruta, no início pouquinho para ele sentir o gosto e depois vou aumentando a quantidade. Eles come quase uma banana prata inteira, meia maçã e meio mamão papaya.

    Beijos

  2. Lu bom dia!!!

    Como mãe de primeira viajem tb, não sei exatamente se teria como dar uma dica, o que posso fazer e dizer como faço com a Clara em casa, que tem exatamente a mesma idade do Antônio!!

  3. PARA QUE UMA CRIANÇA ACEITE UM NOVO ALIMENTO É PRECISO QUE ELE TENHA CONTATAO COM O MESMO POR APROXIMADAMENTE 10 VEZES, O QUE VC FEZ É O QUE A MAIORIA FAZ , SAI DESEPERADA VARIANDO TUDO A TODO DIA E TODA HORA, RESULTADO REJEIÇÃO TOTAL.INTRODUZA UM SABOR POR VEZ , SUGIRO BANANA PRATA AMASSADA (SEM O MIOLO) POR 10 DIAS, SUCO DE MAMÃO POR 10 DIAS. EXISTEM REDINHAS ONDE VC COLOCA AS FRUTAS E ELE FICA LA CHUPANDO E COÇANDO A GENGIVA, VENDE EM BOAS FARMÁCIAS . CALMA …CADA CRIANÇA TEM SEU RITMO …

    1. Mysia,
      Tudo bem?
      Escrevi no post que estou focada em apenas um sabor, agora ha mais de 6 dias. Inclusive escrevi sobre o que vc escreveu lá no post. Você chegou a ler inteiro????
      As redinhas não são mais recomendadas, existem vários artigos falando sobre o assunto.
      Obrigada pela ajuda, estou bem calma. Alias, é algo que tenho bastante com meu filho: calma, tranquilidade…
      Beijos!

  4. Oi Lu
    Antes de mais nada, adoro o seu blog e suas roupas.
    E o Antônio está lindo, e não tem cara de quem come pouco, de tão lindo que está.
    Em relação ao suco, não vejo nada de mais em não aceitar. Sempre fui muito cuidadosa com a introdução alimentar da minha, fiz até 2 cursos com nutricionistas infantis e a recomendação dela é que não desse sucos. O suco tem um baixo valor nutricional e ainda dilata o estômago. Se for para hidratar, melhor dar água. Mas sei que não é fácil, pois a minha só aceitava água de coco, mas hoje com 1 ano e 4 meses já bebe bem a água.
    Agora, em relação às frutas eu insistiria, mantendo as que ele gosta mais e talvez misturando até ele se adaptar a comer cada uma isoladamente. Existem algumas receitas de papinhas de frutas cozidas,onde o valor nutricional não é tão bom e a concentração de açúcar é maior, mas temporariamente não vejo problemas. A minha nutricionista recomendou que não desse sucos até 1 ano, e depois só ocasionalmente 30 a 50 ml sem adoçar. No final disso tudo, acho que ele que está certo, não gosta muito de sabores doces e vai ser uma pessoal muito saudável.
    Bj grande!

  5. Oi Lú.
    Tenho uma bebê de 1 ano e 5 meses e que até hoje me dá um trabalho para comer frutas..vc nem imagina!
    Ela só gosta de abacaxi, abacate, manga e melancia.
    Eu sinto tanto por isso e sempre me esforço para ela comer outras frutas.
    Agora, também estamos enfrentando o problema dos dentes…está acabando com ela…
    Sempre dou as frutas na mão dela…e ela gosta muitoooo!
    Faça isso!
    Vale muito a pena!
    bjs

  6. Lu, um dos meus filhos (tenho dois) também nunca gostou muito de suco. Ele gosta muito é de água e sempre gostou de comer frutas. Não vejo isso como um problema para o Antônio.

  7. Oi Lu,

    Aqui por Portugal é mais comum nesta idade dar fruta batida/ esmagada/ triturada e não em suco (por aqui sumo).

    A minha filha tem praticamente a idade do Antonio e ainda não ingere citrinos e frutos vermelhos por recomendação do pediatra. Ela adora: pera cozida, maçã fuji, manga, mamão/ papaia, melão e banana. Já experimentou dar a fruta apenas triturada/ batida no liquidificador?

    Beijo

  8. Lu, sou nutri e to achando o máximo a forma como lida com a alimentação do Antônio e divide aqui tuas experiências!! Fica bem tranquila quanto as frutas, lembra que até 1 ano a alimentação deve ser complementar ao leite materno ou fórmula, ou seja, eh ele que fornece a maior parte dos nutrientes do bebê! Ta super correto a forma que ta fazendo, oferecendo várias vezes sem forçar, daqui a pouco ele aceita! Bjao!!!!

  9. Oi Lu, td bem?? Quero deixar aqui minha experiência. Tenho um lindo filho chamado João Pedro, ele tem 1 ano e 2 meses. Pois bem, passei por tudo isso e passo até hoje. Comecei a introduzir as frutas quando ele tinha 6 meses, antes disso ele só mamava no peito, ele não aceitava a mamadeira de maneira nenhuma. Tentei vários bicos, várias mamadeiras, vários tipos de leite e nada, foi quando a minha pediatra mandou eu bater com alguma fruta. Bati o leite com a banana que era uma das únicas frutas que ele aceitava bem, ai mamou tudo. Ele mamou no peito até 1 ano de idade, ai quando ele tinha 10 meses pegou a mamadeira e foi aos poucos soltando o peito. Ele tb tinha muita dificuldade com os alimentos em pedaços, engasgava e jogava pra fora, até hj tenho que dar amassadinho pq senão ele não come. As frutas foi muuuito difícil tb, ele não gostava do suquinho de laranja lima, só tomava e gostava muito do suco de manga. Hoje Lu, já melhorou muito, tentei por inúmeras vezes o mamão, e ele jogava tudo pra fora, hj com 1 ano e 2 meses ele aprendeu a comer e adora. A papinha de mingau de aveia que é ótima pra saúde e para o intestino ele não comia por nada nesse mundo, hj ele come também e adora, coloco um pouco de mel pra ficar docinha ai vai bem. Então minha querida, fique tranquila, aos poucos ele vai se acostumando com os alimentos, o importante mesmo é ter saúde. Ele é um fofo. Que Deus abençoe vcs!! Bjss

  10. Ahh, esqueci de dizer que os suquinhos eu dou na colher, pq ele não se adaptou nos copinhos e nem na mamadeira, na colher vai super bem. Tente fazer como eu, quem sabe dá certo. BJs

  11. Querida Lu, estou adorando esses assuntos no blog, meu Antonio tem a mesma idade do seu, adorava suco de laranja, qdo introduzia outros negava, mesmo qdo tentava varias vezes. Hj tbem rejeita ate o de laranja, com seu post, vi q é comum. Uma soluçao q encontrei foi oferecer logo apos o almoço ao inves da agua, deu super certo! Este é a unica forma q aceita o suco.
    beijos

  12. Olá, tudo bem? Já experimentou dar o suco geladinho? Tenho dois filhos, que amam sucos e frutas. Mas eu tinha dó de dar suco ao natural… e gelava um pouquinho… no meu caso deu muito certo! Beijos e boa sorte!

  13. Oi Lu!
    Assim como você, não ofereci sal nem açúcar para os meus filhos enquanto eram bebês. O sal foi introduzido mais cedo por causa da alimentação. Mas o açúcar, consegui segurar até os 3 anos de idade e fui MUITO criticada por isso. Mas a explicação que li num livro e que me convenceu completamente foi que, além do açúcar viciar, ele satura o paladar da criança de uma tal forma que depois dele conhecer o açúcar de uma bala ou chocolate, dificilmente ele vai apreciar o doce das frutas, por exemplo. A exigência do paladar dele será por mais doce a cada dia. Não sei se tudo isso é verdade na teoria, mas na prática funcionou muito bem com os meus filhos. Sobre o suco, eu fiz o mesmo, continuei oferecendo sempre, mas eu variava os sabores e voltava com o que ele tinha recusado como se ele tivesse adorado da primeira vez!!! Boa sorte e não desista!!! Bjs

  14. Oi Lu, essa fase que o Antonio esta passando é o mesmo que esta acontecendo com a minha filha, ela aceita as frutas, ama banana e mamão mas não aceita os sucos de forma alguma, mas isso foi algo que não me desesperou, pensei comigo mesma: Vou insistir ate não poder mais mas dos males o menor, pelo menos as frutas e as verduras ela come! Ela adora água de coco e comprei laranja lima, que é um pouco mais doce que a laranja normal e ela começa a ser testada amanha! Vou continuar acompanhando o blog, suas dicas são ótimas. Beijão no baby mais lindo do insta!

  15. Meu bebe está com 8 meses e no início não queria suco. Mudei o horário e resolvido! De manhã bato fruta com leite e a tarde ele aceita o suco de qualquer fruta.

  16. Muito bons, seus posts. Os de comidinha são uma tentação! Adoro. Me dá fome e vontade de comer tudo.

    As dicas que passa a respeito do seu bebezinho lindo e charmoso, são ótimas. Sou avó e curto muito quem se lembra de dividir experiências impíricas. Parabéns. Sucesso e saúde pra vocês.