INTRODUZINDO A LEITURA

HEY!
Vou postar aqui um texto que escrevi para o blog da minha amiga Helena Bordon, sobre a introdução da leitura aos nossos babies.
Tenho isso como uma parte muito importante da educação dos nosso pequenos, então nada melhor do que repostar né?
Beijinhos

Screen-Shot-2014-10-30-at-9.01.10-AM

“Olá!!

Hoje vou falar um pouco sobre a importancia da leitura para nossos pequenos!

Sei que parece cedo para começar a ler para eles (Antonio, na época que escrevi esse texto tinha 3 meses) mas a verdade é que quanto antes, melhor!

Mesmo que eles ainda não entendam o que estamos falando (ou entendem? As vezes parece que eles entendem tudinho né?) a leitura tem muitos benefícios, a começar pela interação com a mãe ou o pai.
Reservar o “tempo da leitura” é importante pois é um momento de qualidade que você pode passar com seu pequeno, fazendo ele se familiarizar cada vez mais com a sua voz e interagir com as figuras dos livros ou mesmo com você (é bacana intercalar entre olhar o livro e olhar para você enquanto lê).

Seu ouvidinho está cada vez mais apurado e a leitura pode ser uma maneira gostosa de aprimorar sua audição. É interessante, ao longo do livro, mudarmos o tom de voz, brincarmos com palavras e sons e até cantarolar algumas frases do livro.
Eu comprei livros que lembravam a minha infância para deixar a leitura um momento nostalgico para mim.

Além disso, o estimulo verbal é extremamente importante durante o primeiro ano de vida deles pois pode influênciar em sua inteligencia.
Existem pesquisas que relacionam a inteligência das crianças com a quantidade de palavras que ouvem em seu primeiro ano de vida. Portanto, vale tudo: conversar, ler, cantar. Quando ele completar um ano, o ideal é que ele já tenha aprendido e armazenado todos os sons necessários para aprender a falar.

Então bora para a livraria comprar livros bem coloridos e com histórias fofas para os filhotes crescerem bem inteligentes! 🙂

Mil beijinhos!!!”

Gostou? você pode compartilhar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Eu compro os livros que lia na infancia ou que gosto das historinhas… Os mais indicados para idade são os de pano porque assim eles podem mexer. Mas varias vezes eu leio os livros de papel mesmo e dai não deixo ele puxar as folhas.
      Bjinhos

  1. Lu, adoro os seus posts sobre seu filho. Tenho um menino também de 4 meses e acabo pegando um pouco da sua experiência, já que o Antonio está na frente dele. Leio para meu filho desde os dois meses. E aprendi com vc a fazer-lhes exercícios no tapete de atividades para o fortalecimento do pescoço, por exemplo. Adoro seu blog. Parabéns.
    ps- gostei muito das novas postagens de culinária!!!

  2. Que bacana este incentivo!
    Hj vi a foto do pratinho raspado dele no IG e vim contar que a fono da pagina “ta na hora do papa” tem dicas incriveis sobre esta fase de introducao alimentar! Vale seguir no IG e ir acompanhando as dicas e projetos!