DESENVOLVIMENTO INFANTIL – 2 MESES

Oiii gente!!!

Resolvi fazer uma coluna aqui para falar de mãe e bebê desde que o Antonio nasceu. Estou amando dividir com vocês minhas pesquisas e experiências!
Quero sempre deixar claro que o que eu escrevo nãooo dispensa a necessidade de tirar as duvidas com o pediatra tá? Eu só tenho a experiência com o Antonio e cada bebê é muito singular! Eu mesma vivo conversando com o pediatra do Antonio (Dr Mario Taralli) por Whatsapp (moderninho né gente?)!

Vamos conversar sobre o desenvolvimento infantil. Farei alguns posts sobre cada mês: um bem geralzão, outro sobre brincadeiras e estimulos que podem ser feitos e outro sobre vacinas, saúde, etc… Se tiverem alguma outra dica, pode mandar!
Começando pelo segundo mês, pois o primeiro eu era um zumbi e nem lembro o que acontecia! Hahaha brincadeirinha… É que o primeiro mês é mais comer e dormir, pra mãe e pro bebê.

A cada semana podemos perceber que os nossos pequenos evoluem no “tempo acordado” né? E cada diiia de passa, a convivência fica mais gostosa!

No segundo mês, podemos perceber a evolução motora e postural dos nossos pequenos né? Eles começam a mexer mais as perninhas e os bracinhos, e quando colocados de barriga para baixo, eles já conseguem sustentar por alguns segundos a cabecinha.

Se o seu bebê ainda não sustenta a cabeça, não tem problema. Cada um ao seu tempo… Mas precisamos ajuda-los também! Coloque ele de barriga para baixo, no tapetinho e chacoalhe um brinquedinho na frente dele, para motiva-lo a levantar a cabeça.
Existem também aqueles estofadinhos “meia lua” que normalmente vem junto com os tapetinhos estofados. São bons para deitarmos os pequenos com o peito apoiado neles, assim eles obrigatoriamente ficam com a cabecinha suspensa e acabam fortalecendo a musculatura.

Screen Shot 2014-10-29 at 2.01.29 PM

Essa almofadinha na cabeça do Antonio é a tal da meia lua… Ai ela está apenas jogada no tapetinho mas ela tem aquela função que contei!

Screen Shot 2014-10-29 at 2.02.02 PM

Esse tapetinho do Antonio chama YELLOW BEAR e é show. Ele é pouco estofado então é bom para o bebê ficar “empurrando o chão” para levantar o pescocinho e ele é muito fácil de limpar! Recomendo muito!!!

Screen Shot 2014-10-30 at 9.28.39 AM

Essa foto é no tapetinho de tecido estofado dele (não recomendo, o meu outro é MIL vezes melhor!) e ele tinha acabado de fazer 2 meses! Ainda tinha preguicinha de levantar a cabeça mas a gente estimulava bastante.
(Ele ta a cara do meu marido nessa foto! Hahaha MUITO gostoso ficar vendo as semelhanças e expressões parecidas entre eles!!!)

Vale sempre lembrar uma coisa: respeite as limitações do seu filho! Se ele se irritar e começar a chorar, tire ele imediatamente da posição. O exercício é para ser algo divertido e gostoso.

Aos 2 meses, eles também já começam a reconhecer a mãe e pessoas próximas. Eles mostram um sorriso ao vê-los ou ao ouvir suas vozes. Essa fase é deliciosa né? O Antonio fica inquieto quando está feliz, mexendo as perninhas sem parar e sorrindo bastante!
É bacana estimular a audição deles desde pequeno, colocando musicas para tocar, conversando bastante e lendo livros. Para eles, é uma delicia! Quando começarem a balbuciar algumas “palavras”, dê o tempo dele e depois “responda”. Dessa maneira eles começam a perceber como acontece a interação social.

Você vai perceber também que eles já são capazes de seguir o movimento de objetos ou pessoas. Pegue um brinquedinho colorido e fique movimentando lentamente a frente do seu bebê, ele vai seguir com os olhos e aprimorar ainda mais a percepção visual.

Impressionante como um simples movimento de olho, uma risada, ou uma balbuciada nos emocionam né? Saio contando para todo mundo que “o Antonio deu um sorriso para mim”, e quem não tem filho acha um pouco exagerada essa minha alegria toda. Acho que é porque eles não sabem que os bebêzinhos nascem quase sem interação com o mundo, e quando a interação começa a acontecer, nosso coração se enche de alegria mesmo!!!

Bom, esses foram os grandes marcos ao decorrer dos 2 meses do Antonio! Não sei se esqueci de algum… Mas acho que está tudo ai.
Alguma duvida ou sugestão? Pode mandar!!!

Beijinhosss

Gostou? você pode compartilhar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Vc é muitooo generosa em compartilhar suas experiências e conhecimento.
    Nós, mães de primeira viagem, ficamos muito agradecidas.
    Vc é linda parabéns!!!
    Que Deus te ilumine sempre.

  2. Muito legal essa coluna para discutirmos sobre nossos pequenos! O que não faltam são dúvidas quando vivenciamos esse momento lindo que é maternidade.
    Parabéns para vc Lu!! E toda saúde e felicidade do mundo para seu Antônio!

  3. Nossa Lu, o Dr Mário foi meu pediatra!!! Hoje tenho 36 anos. Se na época ele já era bom imagine hoje!?. Felicidades pra vc e pro pequeno!!!
    beijos
    Ale

  4. Oi Lu,
    mto legal vc compartilhar seu dia a dia. Tenho um bebe de um mês e realmente as mudanças são muito rápidas e não tem sentimento mais gostoso de ver a evolução dos nossos babies.
    Gostaria de saber aonde vc comprou esse tapetinho?
    Bjs.
    Lorenna

  5. Lu!!! Procurei aqui no blog e não consegui achar… Mas vc já fez post sobre o entrosamento da Carlota com o Antônio? Como foi a reação da Carlota e tudo mais…

    Se não fez, depois conta pra gente como foi!!!
    Acho super curioso o jeito como nossos cachorrinhos recebem um novo membro na família!!

    Beijinho! Antonio é uma graça!

  6. Lu,
    Porque tem uma faixinha no umbigo do seu bebê? Era para fora? Melhorou com a faixinha? A minha filha está com o umbigo para fora, por isso pergunto…
    Beijos

    1. O Antonio tinha hernia, o medico ensinou uma maneira de colocar a fitinha e agora, 4 meses depois, ele esta com o umbigo pra dentro, sem hernia!!!
      Beijinhos