ALIMENTAÇÃO DO ANTONIO – de 0 a 10 meses

Como muita gente me perguntou sobre a alimentação do Antonio, eu resolvi contar aqui como fazemos. Vou contar sobre as transições e etapas pois quero que seja um post bem explicativo e se eu explicasse apenas a fase de agora, pouca gente poderia se interessar.

Antonio hoje tem 10 meses – feitos dia 12 de maio – e ele já come comidinha sólida. Mas vamos começar pelo começo.

RECÉM-NASCIDO a 4 MESES:
Antonio nasceu dia 12 de Julho, e começamos a amamentação! Foi super dolorido para mim mas eu não derramei nenhuma lágrima, minha vontade de amamentar era tamanha que eu nem liguei de ter me machucado.
Tive que fazer um laser para cicatrizar e recebi orientações da Dra Marta para ajudar eu e o Antonio na adaptação dessa fase tão cheia de duvidas e ao mesmo tempo tão maravilhosa!
Ela levou o laser, ajudou o Antonio na pega, me ensinou as posições de amamentação, horários, sinais de satisfação etc etc etc… Tanta coisa! No final do post vou colocar o contato dela, ok?

Screen Shot 2015-05-20 at 11.53.41 AM

Os horários e a dedicação eram punks mas eu achava uma delicia! Tive bastante leite, até empedrou duas vezes, cheguei a ter febre e tudo mais.
Quando ele tinha uns 3 meses meu leite começou a diminuir, tentei várias coisas e nada! Introduzi fórmula para complementar a amamentação, era uma fórmula chamada Pregomin, sem lactose. Meu médico a recomendou pois ele acredita que enquanto estamos amamentando o bebê, não precisa de lactose que não seja a do nosso leite.
Consegui amamentar até 4 meses e foi quando introduzimos a formula de vez.

Ele era magrinho e ganhava pouco peso quando era apenas meu leite. Olha só…

Screen Shot 2015-05-20 at 11.52.34 AM

Fofo demais né? Aqui ele tinha 3 meses.

4 a 6 MESES:
Aos 4 meses introduzimos a fórmula de vez. O médico trocou o Pregomin pelo Aptamil Pepti. E fomos assim durante 2 meses, apenas leite.
Tem bastante gente que introduz suco no 4o mês, antes das comidinhas. Meu médico não recomenda pois diz que suco é gostoso e doce e isso dificulta na adaptação da comida mais pra frente.

6 a 9 MESES:
Essa foi uma super fase de mudanças!
Quando ele fez 6 meses demos suco na parte da manhã e papinha salgada no almoço. O jantar só foi introduzido depois de 15 dias, também uma papinha salgada.

Screen Shot 2015-05-20 at 11.50.10 AM

Fomos assim até ele completar 9 meses, almoço e jantar: papinha.
Nada de sólidos. Os bebês tem um reflexo de engasgo até os 9 meses, então toda comida sólida que damos, eles tem o reflexo de engasgar mesmo sem estar de fato engasgando.

Screen Shot 2015-05-20 at 12.46.12 PM

Os horários dele eram assim:
06:00 mamadeira
08:00 acorda
08:30 suquinho
10:30 soneca
11:30 papinha salgada
14:30 mamadeira e soneca
16:30 frutinha (só as vezes e só depois dos 7 meses)
18:00 papinha salgada
20:00 mamadeira e dormir

Para quem tem duvida sobre as papinhas, eu já fiz um post sobre os ingredientes e modo de preparo. É só clicar AQUI para ler.

A PARTIR DE 9 MESES:
Desde que o Antonio fez 9 meses – dia 12 de abril – nós introduzimos sólido. O almocinho dele passou a ser comidinha mesmo. Lógico que sempre super picadinho e com consistência mais macia.
O jantar dele continua sendo papinha pois é melhor para a digestão.

Screen Shot 2015-05-20 at 12.47.25 PM

Nas primeiras vezes ele estranhou, simulou engasgos (morria de susto e nunca era um engasgo de fato) e rejeitou algumas coisas. Mas com calma, ele passou a amar comida e hoje raspa o prato quase sempre!

Vou fazer um post sobre a alimentação sólida dele, com o Menu que temos aqui em casa. Mas os horários atuais dele vou colocar abaixo:

06:00 mamadeira
08:00 acorda
08:30 fruta em pedaços
10:30 soneca (as vezes ele pula essa soneca)
11:30 comidinha
15:00 mamadeira e soneca
18:00 papinha salgada
20:00 mamadeira e dormir

Bom gente, acho que é isso! Na próxima ida ao pediatra vou perguntar quando vamos introduzir o jantar dele solido.
Alguém ai tem uma rotina muito diferente? Ou duvidas? Escreve pra mim!

Beijinhos

Marta – Orientação Aleitamento Materno
011 99909-7113

Dr Mario Taralli –  Pediatra
011 3088-1733

Gostou? você pode compartilhar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Lu, legal esse post!! Se vc puder, coloca mesmo as comidinhas sólidas que vc esta dando pra ele?! Aqui vai fazer 11 meses e quero começar a inserir esse tipo de alimentação! Bjss

  2. Lu!!!! Adorei as dicas! Meu bebê está com quase dez meses, vai completar no dia 03 de junho. É sempre fico com receio de quando introduzir a papinha mais picadinha, assim como vc mostrou. Não sabia que eles tinham reflexo de engasgo! Adorei saber!
    Muito obrigada e já fico aguardando o post com mais dicas dessa fase!!
    Quando puder faz um post sobre bebês x televisão Lu!!!!
    Beijo, Chá

  3. Oi Lu! O Antônio é um fofo! E você está se saindo uma mãezona, super por dentro de todas as fases. Dá umas dicas aqui de livros e sites onde você consegue todas essas informações.
    Bjs

  4. Lu, a última mamadeira sendo as 20:00 e a próxima só as 06:00 é um intervalo grande. O que seu pediatra diz sobre isso? Minha filha já tem sete meses e toma a última mamadeira as 23:00 e a primeira do dia 6:00.
    Vivo outra situação diferente também, minha pequena não quis papinha de jeito nenhum, tentei até seguir a que você tinha postado, mas ela só gosta de comidinha e frutas em pedaços, e aí é claro, tudo bem pequeno e macio.
    Engraçado isso de como as crianças são tão diferentes mesmo a gente tentamtentando fazer tudo igual.
    Beijos pra você e pro Antônio. Adoro seu blog.

  5. Oi Lu, bem legal esse post!
    Acho que a ajuda do pediatra é muito importante nesse momento, quando temos muitas dúvidas.
    Também fui introduzindo a alimentação sólida aos poucos, sempre com pedacinhos pequenos.
    No blog falamos sobre a alimentação dos nossos babies!
    Bjs

  6. Oi Lu,
    O post foi ótimo.
    Meu filho também dorme cedo e mama apenas no outro dia, pois isso é o melhor para eles. Como diria minha avó, o sono “sustenta” e hora de dormir é hora de dormir. O Vinícius está com 9 meses e tem peso de criança de 01 ano.
    Parabéns pelo seu príncipe.
    Beijos.

  7. Luciana, td bem?
    Me conta por favor, essa consultora de amamentação falou com vc sobre horários? O que exatamente?
    Ela te falou sobre a livre demanda e a importância de dar mamá sempre que o bebê pedir, sem intervalos estipulados?
    Te explicou sobre o quanto a introdução de bicos artificiais de chupeta e mamadeira podem influenciar na produção de leite, fazendo com que a quantidade de leite caia?
    Acho importante você, disseminadora de tanta informação, quando falar de amamentação, falar da importância da livre demanda até 1 ano de idade, evitando assim que a produção de leite da mãe seja prejudicada.

    1. Uau, quanta coisa…
      Acho importante eu, como disseminadora de tanta informação, falar minha opinião e as verdades que trago para minha vida.
      Livre demanda é ótimo mas se o choro do bebê for sempre interpretado como fome, ele vai associar tudo ao seio e depois não vai saber se acalmar ou dormir sem ele. Precisamos analisar e procurar entender as necessidades dos bebês. Se for fome, então dê leite. Mas sera que sempre é? Ou sera que estamos condicionando ele ao seio? São questões muito importantes de serem notadas para não criar uma dependencia da criança ao seio.
      A livre demanda não deve ser feita por causa da produção de leite da mãe. Para ela não ser prejudicada basta tirar o leite com a bomba nos intervalos de mamada. E não associar cada chorinho do bebê seeeempre com fome, pois eles choram por inumeros motivos, são sensíveis a barulhos, luzes, pessoas, cheiros, tem colida, tem desconforto, assustam, tudo muito diferente aqui fora…
      Beijos!

      1. hahahahahahah… Excelente Luciana!!! O pessoal da livre demanda só esquece de contar que acordam 5 vezes por noite pra amamentar né? hahahaha… Rotina é tudo para a criança, isso sim!

  8. E sobre a questão de engasgos, queria deixar para as mamães as dicas de leitura sobre o método Baby Led Weaning. É muito legal e funciona super bem! Minha filha com 1 ano e 2 meses já comia sozinha usando os talheres e sem derrubar comida no chão. Eles se desenvolvem muito bem!

  9. A rotina do Bento e super parecida com a do Antônio somente com horários diferentes ,acorda as

    10horas mama , rotina a tarde igual ,janta as 18 horas ,mama 9 e dorme 22:30 a noite toda . Me sinto abençoada!Saude para eles!

  10. Adorei o post . Todas que estão no mesmo barco, com bebês pequenos, nos interessamos em saber como funciona em cada casa , mas é importante não comparar as crianças , cada um tem seu tempo .
    Minha bebê tem 9 meses e sempre dormiu super bem , tirei a mamada das 11h .com 6 meses quando comecei o desmame e não alterou em nada o horário de dormir dela , ela dorme das 8 da noite as 7 da manhã. Bebês que ganham peso e estão saudáveis podem dormir o quanto precisam sem necessidade de acordar eles para mamar . Sorte a nossa que nossos bebês dormem a noite toda !!!

  11. Luciana adoro seus posts, e como sou mãe há apenas 20 dias, e também meu leite é pouco, gostaria de saber se você chegou a tomar o Equilid, e o que pensa sobre esse remédio usado para aumentar o leite.

  12. Oi Lu! Meu bebê tem 6 meses, só mama no peito, a pediatra pediu pra começar com o
    Suco, mas o Theo não quer quer tomar de jeito nenhum!
    Resolvi então oferecer a papinha de frutas, nos 2 primeiros dias ele só comeu 2 colheres, fica engasgando.
    Hoje ele comeu um pouco mais, mas tem recusado. Como foi com o Antônio? Ele também rejeitou? Fico super angustiada por ele não querer comer.Se puder me responder agradeço.Beijo pra vc e pro Antônio! Ele eh muito fofo!

  13. Boa tarde Lu. Tenho uma dúvida em relação à amamentação. Você teve restrição alimentar devido no período da amamentação??? Estou em uma dieta restritiva de 60 dias após parto que meu obstetra passou. Mais as restrições da pediatra, que é leite e derivados. Você teve alguma??? Obrigada por enquanto. Aguardo resposta. Bjs

  14. Como é bom ver que a sua vida, nessa questão, é tão normal quanto a nossa. Minha bebê tem 3 meses, e consegui estabelecer uma rotina entre mamadas e sonecas. Como eu volto a trabalhar quando a bebê fizer cinco meses, achei super esclarecedor o post quanto a alimentação porque eu não pretendo dar nada além de leite até os seis meses e você fez exatamente isso mesmo não sendo leite do peito. Deixou meu dia e meus futuros dias mais felizes.

  15. Lu,
    Estava lendo um post sobre a amamentação, que esse era um momento só seu e do Antonio e a relação disso com a babá. Que todos cobravam algo por você ter uma babá. Gostaria de saber mais sobre isso pois tenho uma babá e às vezes sinto isso também. Como era a relação com a babá? Beijão