ISTAMBUL, TURQUIA – DAY ONE

Oiiii pessoas!!!

Ontem eu vim para a Turquia passar 10 dias e conhecer um pouco do país.
Meu primeiro dia em Istambul já foi mágico, mal posso esperar pelos dias que virão!

Estou hospedada no Park Hyatt, um hotel muito bacana! Tem academia 24h e um atendimento otimo, além de ser super bem localizado! Recomendo.

No nosso primeiro dia fomos conhecer a Mesquita Azul, assim “apelidada” pelos europeus.
Lá precisamos cobrir as pernas e a cabeça. Eu tinha levado um lenço para colocar sobre o cabelo mas estava com as pernas de fora, então me deram um pano para cobri-las. Todo mundo que está “descoberto” recebe esses panos e pode entrar.

Essa mesquita é maravilhosa, cheia de azulejos azul e branco, com um pé direito de 42 metros, e com uma energia maravilhosa!

Aqui vão algumas fotos, mas quero deixar claro que só estando aqui mesmo para sentir toda a magia do lugar…

DSC_9269_2

Marcella, Carolina eu e Lena.
Toda Mesquita tem em sua entrada esse lugar para os religiosos se lavarem.

DSC_9274

DSC_9282

Estão vendo que além das pashminas na cabeça estamos também com um pano azul na cintura? Esse foi o pano dado na entrada para as pessoas que estavam de saia.
Aqui está um calor de 32C então sofremos um pouco dentro da Mesquita com tudo isso de pano, mas a experiência de estar seguindo as regras religiosas deles é fantástica.

Nessa foto estamos na frente da área reservada para os homens rezarem. A área das mulheres é separada devido as posições que eles fazem durante a reza, assim as mulheres conseguem ficar mais a vontade.

IMG_9077_2

Mais uma foto na frente do espaço de oração dos homens…

IMG_9086_2

Brincando de tampar o rosto… Isso não é necessário dentro das Mesquitas, foi só uma brincadeira mesmo.

DSC_9280_2

DSC_9270_2

Depois fomos até a Santa Sofia (Santa Sabedoria), um museu em frente a Mesquita Azul. A Santa Sofia já foi uma Igreja, depois uma Mesquita e hoje funciona como um museu, então não precisamos mais dos panos cobrindo a cabeça e as pernas.

Ela é ainda maior e mais alta do que a Mesquita Azul, tem 52 metros de altura e também é encantadora.

DSC_9301_2

Na entrada podemos ver imagens da época em que a Santa Sofia era uma Igreja.

IMG_9110

DSC_9313

No topo da foto podemos ver Nossa Senhora e embaixo vemos uma espécie de “altar”, ele simboliza a Meeca, portanto ele mostra para qual direção os muçulmanos devem rezar. Essa foto mostra bem o encontro entre as duas religiões em um mesmo local.

DSC_9304

DSC_9315

Esse buraco chama-se “Wishing Column” (Coluna dos Pedidos). Faz-se uma fila para colocar o dedão ai dentro e fazer uma volta completa sem tira-lo. Enquanto se faz isso deve se fazer um pedido.

IMG_9124_2

De uma janela na passarela da Santa Sofia temos essa vista, com a Mesquita Azul ao fundo. E o dia o que tava lindo?? Céu azuuul… 🙂

Saindo de lá fomos conhecer as Cisternas próximas a Basilica de Santa Sofia, uma construção subterrânea feita para armazenar água em caso de batalha e isolamento.
Hoje ela tem apenas poucos centímetros de água e podemos ver suas colunas romanas e toda a arquitetura dessa construção datada de 532 d.c.

IMG_9138

IMG_9140

DSC_9325

Depois desse tour foi hora de almoçar e descansar um pouco as pernas…

Saindo do almoço (depois conto o nome do restaurante, eu perdi o cartão e preciso perguntar para a guia amanhã!) fomos no Grand Bazar, o primeiro shopping center do mundo!!!! É um “galpão” enooorme com mais de 4.000 lojas com joias, bijoux, cerâmica, tapetes, peças de couro e algumas outras coisas.

O colorido de algumas lojas é fascinante. Tirei milhares de fotos, pela que não dá para colocar todas aqui… Mas escolhi as melhores…

DSC_9335_2

DSC_9339

DSC_9340

IMG_9181_2

IMG_9180_2

DSC_9338

IMG_9177_2

IMG_9187_2

IMG_9183_2

DSC_9341

DSC_9345

Essa última foto é de um doce típico turco chamado Turkish Delight. Até que é gostoso viu… Parece uma gelatina com açucar e o mais comum deles é com pistache dentro. Nada comparado ao nosso brigadeiro, mas é gostoso! Hahaha

Depois desse mundo de cores e novidades, fomos para o hotel descansar um pouco e nos arrumar para o jantar.
Fomos em um restaurante chamado Vogue, no topo de um prédio e com uma vista maravilhosa de Istambul.

IMG_9193_2

Desculpem a cara de cansada e a foto em cima do ralo… Foi um loooongo dia (e continua sendo… 4AM aqui, sendo que eu acordei as 7AM para correr!!).

IMG_9190

Calça 284
Blusa Cris Barros
Sapatilha 284
Bolsa Chanel
Colar comprado em uma lojinha ao lado do Grand Bazar

E agora a vista do restaurante Vogue…

IMG_9218

IMG_9230_2

A vista maravilhosa da cidade! Pena que eu estava apenas com o celular…

Gente, eu sei que foi muuuuita informação mas eu quero poder passar um pouco dessa experiência maravilhosa para quem nunca veio para cá e ao mesmo tempo quero dar bastante informação para quem está planejando vir (recomendo!!!).

Espero que tenham gostado de acompanhar meu primeiro dia! E aguardem que vem muito mais por ai…
Mil beijossss

Gostou? você pode compartilhar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Acredita que o Gran Bazar é o metro quadrado mais caro de Istambul? As coisas não são baratas mas sempre dá para “chorar” um pouco no preço…
      Beijinhos

      1. Lu,

        Tudo bem?
        Estou indo pra Turquia na quarta feira!! Você poderia me passar o contato da sua guia para ver se ela tem alguma indicação?
        Ainda estou sem guia!
        Muito obrigada…

      2. Olá. Amei as dicas também, pois estou indo prá Turquia em setembro com duas amigas. A moeda melhor para dia-a-dia é o euro, ou eles aceitam dolar também. Facil aceitação cartão de débito???
        Aguardando mais dicas, você vai até Capadócia??? Abçs
        Tânia

  1. Lu, realmente é lindo! Estou agora com uma tremenda vontade de ir pra Turquia depois desse post, adorei msm. Suas dicas são as melhores.

    Apenas uma dúvida aí ainda está em conflitos??

    Beijos, gosto muito de seu blog!
    ;***

  2. Oi Lu,

    estou indo para Istambul agora em julho, mas estou preocupada com as manifestações na cidade.
    Como estão os ânimos por aí? Já mais tranquilos?
    Bjs,
    Fernanda

    1. Fernanda,
      As manifestações quando acontecem são contidas e dentro de um parque… Não vimos nada e o transito da cidade também não estava nada afetado.
      Vai sim, você vai amar!
      Beijinhos

  3. Lu,
    Adoro seu blog e sempre venho visitar pra ver as novidades.
    Não deixe de postar as outras dicas de Istambul, uma viagem tão linda!Quero saber mais!!!hehehe…

    Não nos abandone, poste com mais frequencia!

    bjks

  4. Lu, amei seu blog e me será muito útil. Estou indo com duas amigas em setembro para Turquia e Capadócia. Amei as dicas, mas se possivel, diga como é economicamente a Turquia: aceita-se bem o dolar ou melhor euro mesmo??? O cartão de débito tem aceitabilidade, ou melhor espécie? Em setembro é final de verão, será ainda calor?? Na Capadócia as noites são mais frias???

  5. Oi Lu, boa noite!!!!
    Só hoje acessando o Goggle, encontrei seu site. Irei viajar dia 14/maio para Turquia e Grécia, fiquei fascinada pelos seus comentários de Istambul. Como faço para acompanhar toda a sua viagem na Turquia???
    Aguardo seu retorno.

    Desde já, agradeço sua atenção

  6. Olá! Meu nome é Simone, sou brasileira e trabalho com turismo receptivo na Capadócia – Turquia, há quatro anos.
    Planejo o roteiro dos seus sonhos, com serviços de qualidade e principalmente a preços justos!
    Os guias com os quais trabalho são oficiais, licenciados em diversos idiomas como, português, espanhol, inglês e outros.
    Combino Turquia com Grécia – outro destino fascinante – e tudo com a garantia do registro em órgão oficial – Ministério do Turismo da Turquia – TURSAB.
    Mais do que planejar seu roteiro e escolher serviços, garanto sua comodidade,segurança, tranquilidade e conforto com assistência full time, desde o seu primeiro contato até o seu retorno ao Brasil.
    Este é um trabalho que realizo com muito carinho e com o melhor sentimento pelos viajantes do meu Brasil.
    Entre em contato comigo, sem compromisso, que podemos conversar por Skype – para que me conheçam ou se preferirem, por email:
    email: [email protected]
    Skype: skaraatli