Receita: Creme de Mandioquinha, por Luiza Zaidan

Pessoas!!!

Sexta-feira eu fiz uma aula de culinária com a TOP chef Luiza Zaidan e foi o máximo!!! Gosto tanto de receitas e comidas que achei que seria muito divertido fazer essa aula, e foi muito melhor do que eu esperava!!

É a aula perfeita para quem quer aprender direitinho a cozinhar… Ela tem várias alunas noivas e recém casadas! Delicia né? Aproveitar a sua nova cozinha para fazer alguma coisa que o maridão vai curtir!!

Escolhi algumas coisinhas para aprender, comprei os ingredientes e esperei ansiosa pela Lu! Sou fazona dos pratos dela… Hmmmm

Vou colocar as receitas aos poucos, senão vocês vão ficar perdidos (aprendi 4 pratos!).
Hoje, como ta um frio danado aqui em SP resolvi postar a receita do creme de mandioquinha. Ficou DIVINO!

INGREDIENTES (para 6 porções):

600g de mandioquinha
1/2 xícara (chá) de leite ou creme de leite fresco – Usamos creme de leite!
400ml de caldo de galinha (1 tablete de caldo de galinha para cada 1 litro de água, então use pouco menos da metade de 1 tablete dissolvido em 400ml de água)
2 dentes de alho
3 colheres (sopa) de azeite
noz-moscada a gosto
sal e pimenta a gosto

MODO DE PREPARO:

1.Descasque as mandioquinhas e corte-as em pedaços médios (rodelas médias)
2. Aqueça o azeite e refogue o alho picado (se quiser adiciona a essa etapa um pouco de cebola picadinha…) Depois coloque a mandioquinha e refogue-a também, para pegar um pouco o gosto dos temperos.
3. Coloque o caldo de galinha e se necessário um pouco mais de água. Precisa cobrir as rodelas de mandioquinha.
4. Acrescente um pouco de sal. Quando começar a ferver, deixe cozinhar por aproximadamente 20 minutos ou até que fiquem bem macias.
5. Em seguida, desligue o fogo e separe o liquido do sólido. Bata no liquidificador a mandioquinha com um pouco do caldo (vá controlando a textura, e adicionando ou não mais caldo, conforme desejar – eu amo creme de mandioquinha, então deixei um pouco mais grossinha mas para fazer uma sopa é só adicionar mais caldo a mistura.)
6. Finalize com a noz moscada, um pouco de pimenta (se quiser) e o creme de leite, volte para a panela para aquecer e cozinhar mais um pouco e PRONTO!

Alguns dos passos fotografados…

E como servimos…

Finalizamos com cebolinha fresca cortada em cima do creme… E servimos em xícaras para ser apenas uma entradinha, porque ia ter muita comida. Mas tava tão deliciosa que jantei só isso no dia seguinte!

Eu, a professora Lu e a Mama, minha cunhada!
Fomos alunas super aplicadas!

Vou deixar os contatos da Lu Zaidan para quem quiser marcar aulas de culinária com ela. Recomendo MUITO! Fiz um pacotão de aulas, já já viro profissional! Hahaha

BeijoBeijo

LUIZA ZAIDAN
011 81719967
email: chef.luzaidan@gmail.com
www.luizazaidan.com

Gostou? você pode compartilhar

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

  1. Aiii olha a Marina! Não sabia que vocês se conheciam hahaha, eu estudei com o Diego, primo dela, e vejo seu blog todos os dias =) que coincidencia!

    Bjos!

  2. Lu,

    Parece ser uma delicia esse creme! Só fiquei c uma duvida: ao invés de creme de leite fresco, sera que pode ser creme de leite de caixinha/latinha?
    Bjoss adoro seu blog!!

    1. É super facil, eu também não sabia nada…. E fui aprendendo aos poucos!
      Vale a pena tentar essa receita que é BEM facil e fica uma deliiicia!!!!
      Bjbjbj

  3. Vi as fotos no seu inta Lú e tava só esperando vc postar aqui =) hehehe Vou experimentar! Fiz aquela sua receita de panqueca e ficou muito boaaa, aposto que essa vai ficar também!! Beijos

  4. Querida Lu,
    já algum tempo q acompanho o seu Blog, adoro ler o q vc escreve, e o mundo q vc mostra. Vc consegue como poucas ter um Blog realmente interessante. A sua receita vou testar o mais rápido possível. Sucesso e continue nos presenteando com seus post divertidos. Bjinhos Patricia S.

    1. Natacha,
      Precisa ser aquele creme de leite de garrafinha, que fica junto com manteiga, queijos, etc… Na geladeira. Tem escrito nele Creme de Leite Pasteurizado… Esse dai é o creme de leite fresco!
      Beijinhosss

      1. Tá joia Lu, irei fazer este fim de semana para minha família depois te conto o resultado! Fiquei muito feliz pela atenção! Beijos e continue com esse blog lindo, leve e autêntico!

  5. LU

    confirma com a luiza se esta mandioquinha, em outros estados, nao leva o nome de batata baroa? estou achando a cor dela muito amarela, por isso a pergunta

    beijos

  6. Adorei a receita, mas acho que vou trocar a mandioquinha pela abóbora, será que dá certo?? Não sou muito fã de mandioquinha!
    Lu, to doida pra chegar o dia em que vc virá aqui nos avisar do seu noivado!! Mesmo não te conhecendo eu torço muito por vc!! rs
    Bjsss

  7. Oi Lu,

    Fico impressionada com a sua simplicidade. Seu blog é leve, você dá atenção às leitoras e não é nada afetada. Nossa, como gosto do seu blog, viu?

    Vou fazer esta receita hoje, adoro cozinhar.

    Adoro quando você posta receitas.
    Bjs

  8. Lu, será q posso substituir o caldo de galinha por caldo de legumes ou de carne? meu marido odeia tudo q é de frango e galinha hehe
    =)

    Quero fazer pro jantar de hoje!

    Beijos bella
    😉

  9. Comecei a ler seu blog há pouco tempo e estou adorando. Você escreve muito bem e tem muita sensibilidade. Lá no céu, sua mãe deve estar muito orgulhosa de você. E tem todos os motivos! Bjs!

  10. Oi Lu,

    Também fiquei babando nas fotos do Insta… que bom que você vai colocar as receitas aqui! Dá pra finalizar com carne de sol desfiada também… oooooh, delícia!

  11. Ei Lu! Fiz essa receita hoje… muito fácil e ficou óootimo, todo mundo elogiou :) Essas diquinhas gastronômicas são super bem vindas! Beijos!

  12. Lu, amei esta receita!
    É a mania lá de casa… O maridón adora!
    Já fiz a original, com alho poró e outra vez com bacon.
    Tudo mto gostoso para este friozinho.

    Seu blog é show e vc é linda em todos os sentido.
    Graça e Paz!

  13. Huuuummmmm!!!!!….fiz o creme de mandioquinha e ficou uma delicia, muito bom mesmo.
    Nos tempos do Roanne o Emanuel Bassoleil servia uma creme de mandioquinha com aniz estrelado muito bom, será que posso substituir a noz moscada pelo aniz estrelado, e a quantidade???
    Abs.