O LEITE ESTÁ DIMINUINDO… E AGORA?

Pois é, muitas mamães passam por esse momento antes da hora de parar a amamentação do pequeno. Eu fui uma delas… Quero explicar sobre amamentação em um post completo, nesse eu vim contar o meu caso e dar uma diquinha boa para quem passa por isso.

Eu tive dificuldade com a pega do Antonio. O problema era o meu bico (que eu quase não tinha) e não a sucção dele – que já nasceu sabendo mamar (hahaha). Então no terceiro e último dia de hospital, me recomendaram o bico de silicone. Comecei a usa-lo e o Antonio se acalmou nas mamadas pois não vivia perdendo a pega, passando a mamar mais e melhor.

Tive muito leite no primeiro mês, meu seio empedrou duas vezes e eu usava a bombinha elétrica para conseguir tirar o excesso de leite que o Antonio não mamava. Acontece que com o uso recorrente do bico de silicone, minha produção de leite caiu e parou de ser o suficiente para o Antonio. Quando tentei tirar o bico ele tinha pouco menos de dois meses e foi um terror, maior cho-ro-ro. Dai desisti e tive que começar a complementar com fórmula (também vou falar sobre isso em um post completo).
Voltei a tentar tirar o bico semana passada e conseguimossss (uhuuu)!!! Povavelmente porque ele já é maiorzinho e aprendeu a mamar direito, além de ter sucção mais forte.

Andei pesquisando maneiras de aumentar a produção de leite… E nessas eu achei o Cha Misto da Mamãe, da Weleda. Esse chá foi feito para mães em lactação e é composto por ervas que auxiliam na produção de leite, tais como funcho, erva-doce e alcarávia.
Livre de aromatizantes e corantes artificiais, o chá é feito para as mamães mas seus benefícios se estendem para os bebês, através do leite materno. Ele ajuda no sistema digestivo dos pequenos e os acalma.

IMG_9966

Eu notei uma diferença na produção de leite SIM. Talvez em parte por causa do chá, em parte por causa do bico que tiramos e em parte porque aumentei (ainda mais) minha ingestão de água, componente essencial na produção do leite.

Alguém teve uma experiência parecida? Alguma outra dica que possam me dar?
Espero ter ajudado vocês com esse post, e aguardem que semana que vem eu vou fazer um completão sobre amamentação (em geral, e não a minha especifica!).

Beijinhos e boa sorte para as leitoras lactantes!

Gostou? você pode compartilhar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Oi Lu! Adorei lê esse post. Tudo haver com que estou passando. Meu bebê está com 19 dias e está no bico de silicone pq não conseguiu pegar o bico de um dos meus seios. Eles estão secando, meio murchinho sabe?! Minha preocupação é do meu bebê não ganhar peso. Como funciona essa complementação.

    1. Simmy,
      Complementação é o uso das fórmulas para bebês. Converse com o seu pediatra sobre isso… Se seu bebê não estiver ganhando peso, com certeza ele vai te recomendar isso.
      Beijos e boa sorte!

  2. Oi Lu! Também estou amamentando e o pediatra da minha filha recomendou o chá da mamãe também e um comprimido que chama Equilid, converse com o pediatra sobre ele. Aumentou bastante meu leite! Bjo

  3. Lu passei por esse problema e tomo o chá diariamente ,porém o q mais me ajudou foi suco de uva integral,tomo bastante!e tb consumir a própria fruta!faca o teste e pesquise a respeito …

  4. Oi lu, tente tomar TB uma fórmula da weleda chamada tintura de algodoeiro. Aumenta bastante o leite e pode ser tomada em conjunto com o cha. Eu ainda estou tomando o remédio equilid, para casos mais graves de falta de leite e esse além de dar mais leite mesmo, acalma a mãe. Bjs em VC e no fofo. Tenho um bebê q nasceu 1_semana antes do Antônio então acompanho suas experiências. Bjs

  5. Lu
    Vc também pode usar tintura de algodoeiro, é só mandado manipular. A dose preconizada é de 20gts 3x/dia.
    Trata-se de uma preparação natural, sem problemas para o bebê.
    Além disso existem opções de medicações que aumentam o leite, é só conversar com seu médico.
    Eu tomo algodoeiro, chá da mamãe e medicação para aumentar o leite. Na minha opinião, não tendo efeitos colaterais para mim ou para a minha bebê, tudo é válido. Bj!

  6. Nossa comigo foi o mesmo porem nao usei o bico, segui insistindo. Mas indico a utilizacao do bico para evitar desgaste do bebe e da mamae. Passei a complementar com formula desde os 4 meses e a meu leite teve periodos de queda tambem. Uma coisa que me ajudou foi minguau de aveia e dormir e descansar muito, quase impossivel ne? rs Beijos

  7. Olá Lu td bem?
    Sou mãe do LÉO de 3 anos e 9 m e do Joaquim 2 meses
    Nas 2 amamentações tomei o chá da mamãe D tb o equilid um remédio que aumenta o leite
    Ajuda a gente ficar mais calma tb
    Eu gosto muito de amamentar e sei o valor disso na vida deles
    Tenta
    A quinua tb acho que aumenta
    E não fazer exercício aeróbico
    Boa sorte
    Bj

  8. Lu, sobre o bico do seio, eu também nao tenho. Inclusive um deles é pra dentro. Eu usei muito a concha mas agora nao uso mais. Quando minha bebe mama forma-se o bico. Sobre o leite, o meu também diminuiu mas é o suficiente para a bebe, pois o peso esta ok! Me interessei pelo cha por ajudar na digestão. Minha bebe está com intestino preguiçoso. Beijos. Ju

    1. Juliana,
      O Antonio tinha o intestino ótimo e do nda começou a ficar mais preguiçoso. Hoje para ajuda-lo eu vou 80ml de água de ameixa por dia. Eu uso como a água do complemento dele mas pode dar na mamadeira, pura também.
      Você enche um copo d’água, coloca 3 ameixas secas e deixa por 2 horas. Depois ferve essa água com as ameixas em fogo por 1 minuto. Agora só precisa coar e pronto, água de ameixa! Mas fale antes com o seu pediatra, ok? Isso me foi recomendado pelo meu… Por mais básico que pareça, precisamos sempre comunica-los e seguir suas orientações!
      Beijinhos

  9. Lu, td bem?? Gostaria de compartilhar minha experiência com a amamentação.
    Meu bebê tem 4 meses e 20 dias e só mama no peito… Um orgulho, uma conquista, uma vitória. Meu filho se chama Pedro e hj esta com 7 kg e 65 cm..
    Eu sempre tive o bico bom para amamentação.. Jamais imaginei que seria difícil amamentar, mas estava completamente enganada.
    O Pedro teve icterícia e mamava bem devagar no começo, com uma semana de vida levei ele ao pediatra e constamos que ele tinha perdido mais peso após a alta, por conta disso fez exame de sangue para verificar o grau da icterícia. Não precisou internar, graças a Deus. Como ele tinha perdido peso fiquei preocupada, mas o pediatra disse que o leite na cesárea demorava mais para descer.. Mesmo assim fiquei preocupada… Na madrugada do 10º dia ele chorou muito, acordei terminada a procurar ajuda, fui ao banco de leite… Lá fui super bem recepcionada e acolhida.. Fui orienta quanto a pega, postura e fiz ordenha para verificar a produção… Nesse dia tiramos 15 ml de leite, estava com baixa produção. Entrei com complemento de fórmula através da sonda… Não dei mamadeira.. E fui orientada a ir tds os dias ao banco de leite para estimular a produção… Fiz isso durante 22 dias seguidos, td os dias, fazia ordenha e relactação… Até que a produção foi aumentando e eu fui tendo mais segurança, passei a ir 1 vezes por semana ao banco de leite e dava o complemento so a noite.. Durante td esse tempo acompanhei o peso dele pesando ele de 3 em 3 dias… O último complemrntou que ele tomou ele estava com 44 dias… Depois disso não msis foi preciso… Hj ele só mama no peito..
    Eu aconselho a todas as mamães a irem ao banco de leite, mesmo que seja apenas para orientação.
    Beijo e boa sorte.

  10. Oi Lu,

    Passei por esse mesmo problema de queda de leite portanto o meu diminuiu por estresse! E como menino mama muito tive que complementar 4 dias com coraçao na mao !
    Masss como sou uma mãe guerreira resolvi fazer de tudo para nao complementar e nao acontecer dele desistir do materno.
    Tomei esse cha por 3 dias 2x por dia mais o “equilid 50” (recomendaçao do meu medico),e ainda tirava leite toda vez que ele acabava de mamar nem que fosse 10ml, so para estimular a produçao, e assim meu leite voltou com força total!
    Nao sei qual dos 3 ajudou mais, mas a vontade de amamentar os 6 meses exclusivos tem sido enorme para mim e valeu a pena experimentar.
    Bjs

  11. Recebi uma dica super interessante, e fiquei com ela na cabeça. A amamentação também depende muito do nosso emocional, e uma vez disseram para eu imaginar um rio de leite que ia da minha cabeça para o meu peito (??!!??!!) loucura ou não sempre imaginava a minha cabeça ajudando a mandar o leite! Tomei muita água também, como se fosse remédio. Depois de 7 meses recorri ao equilidy e com 9 meses achei q era o momento de encerrar. Quando agente está tranqüila com a escolha tudo flui mais facilmente! Ahhh outro mantra que eu tinha para os momentos de alto stress era: mãe tranqüila, bebe tranquilo!

    Boa sorte! Bjs

  12. Oi Lú! Eu tomei muito esse chá e me ajudou bastante, mas junto eu também tomava um extrato feito com semente do algodoeiro, é só mandar fazer em farmácia de manipulação. Não tem contra indicação e seu leite vai aumentar muito!
    Bjs
    Mel

  13. Tente tintura de algodoeiro (também da Weleda) e, antes de desistir da amamentação exclusiva, tem o equilid (esse é o mais eficaz). Converse com seu pediatra e GO.

    Bjs

  14. Oi Lu,

    Eu sou a Fe, irma do Dudu, sou fisio e trabalho com gestantes e bebes. Tenho tido relatos de mães que além do chá da mamãe, comeram farinha lactea do nada e realmente aumentou a produção de leite. Os dias que elas não comeram a farinha lactea diminuia a produção. Achei muito interessante. A Farinha lactea é uma delicia, pena que da uma engordadinha.

    Beijos e parabéns por essa super mamãe que você se tornou!!!

    1. Oi querida!
      Muito obrigada pela dica!! Vou tentar a farinha lactea, não vai ser muito sacrificio né? YUMMY!!! Hahahaha
      Depois conto se adiantou por aqui.
      Beijinhos e obrigada mais uma vez

  15. Oi!! Ja vi esse filme rsrs Mas meu bebe so tirou o bico aos 5 meses! E nao foi por falta de tentativa antes não.
    Tenha certeza q mesmo sem o cha nosso corpo é esperto: sem o bico o bebe vai sugar mais e estimular direto a descida do leite e teu corpo vai regular a quantidade.
    Bota ele pra mamar que jaja tudo se estabiliza! Na verdade o grande vilao agora é o complemento: mais dificil digerir, o bebe fica mais satisfeito a suga menos = produz menos leite! O desafio agora é investor tudo na amamentacao e ir dimunuindo o leite artificial!
    Boa sorte! 🙂

  16. Luciana, tenho 3 filhos meninos. Meu Antonio, o do meio, já tem 6 anos. Consegui amamentar ele e o mais novo, até 6-7 meses. Quando a gente volta a trabalhar, diminuiu o número de mamadas, descuida da água, mas mesmo assim, tudo certo. Diferente do meu primeiro, que no segundo mês de vida, engordou só 100g e logo em seguida começou a chorar tanto, todos os dias, até que eu resolvi dar uma mamadeira. Resolvido o problema. Já estava sem leite e sem experiência, não percebia que ele chorava de fome e não de cólica. E pelo menos para mim, a grande diferença entre eles foi que, no primeiro, voltei ao meu peso normal em 2-3 meses. Nos outros dois, seguindo recomendações, continuei uns 5kg mais gordinha até acabar a amamentação. Fez MUITA diferença. Há várias teorias que dizem que você precisa ter gordura para produzir leite. Verdade ou não, para mim funcionou. E nada vale mais a pena do que ver seu “pacotinho” engordando e saudável com seu leite. Boa sorte!

  17. Experimente tomar junto com o cha a tintura de algodoeiro e alfafa em cupsulas 500mg, sao 3 xicaras de cha por dia, voce acrescenta em cada uma 20 gotas da tintura e toma 1 capsula cada vez que tomar o cha. Aconteceu comigo tudo igual e acabo esquecendo de beber muita agua durante o dia, isso aumentou MUITO minha producao! Vale a pena! Bjs

    1. Pois é… Depois que falei do meu problema com a produção de leite, muita gente me falou dessa tintura de algodoeiro. Nunca tinha ouvido falar!!!
      Vou testar e volto para contar!
      Muito obrigada
      Beijos!!!

  18. Moro no colorado, então seguem as receitas dos gringos aqui:
    http://www.milkmakers.com os cookies são uma delícia – mas dá para fazer em casa com oatmeal, flax seeds e Brewers yeast
    -gatorade e muitaaaa agua
    -Aqui o chá chama Mothers Milk Tea
    – cápsulas de fenegreek
    – hot pads antes de tirar com a bombinha ou de dar de mamar
    – tirar com a bombinha a cada 3 horas – parece muito mais realmente ajuda!

    🙂

  19. Luciana, aconteceu a mesma coisa comigo. Nao tive suporte de ninguem e meu leite secou em um mes. Mas nao sei se VC conhece uma senhora que ensina como amamentar. Não é frescura,nao. Sei que ela dá curso em SP e no RJ. Conheço varias pessoas que também tiveram o mesmo problemas e depois amamentaram por mais de um ano. Posso pegar o nome com minha prima. Agora, não se esqueça de se alimentar bem.

  20. Luciana.

    Tem épocas em que o leite realmente diminui. Pode ser cansaço, nosso corpo voltando a reproduzir hormônios para nova reprodução e outras coisas.
    Se me permite um conselho. Tente ficar em casa o máximo que puder evitando, festas , viagens. Saia para trabalhar e volte correndo para seu lindo filho. Pois amamentação além de ser uma delícia não deixa de ser um pequeno sacrífico para nosso grande amor. Sei que sabe que o resultado compensa.
    bjs

  21. Oi Lu bom dia.

    Já adorava seus posts e ainda mais agora nessa fase mãe. Principalmente pq meu bebê tem 9 dias de diferença fo Antônio… Hauaha

    Bem gostaria de comentar que eu não tive problema de amamentação até o momento, apesar da alimentação da Clara já ser complementada com outras coisas, pois apenas o leite não sustenta.

    Mas gostaria de contat sobre o que me ajuda a manter o leite, todas receitas caseiras… Rsrs… Como mto arroz doce, canjica, doce de leite, fatinha lactea e pode acreditar comer goiabada e beber agua logo após…..dicas de mae, sogra, tias, etc. Bebo tb mta agua e pra ajudar nisso, bebo durante a amamentação.

    Espero que ajude tb….rsrs

    Bjus

  22. Usei o bico de silicone também, mas minha produção não diminuiu, até que minha pequena (Serena tem quase 5 meses) tirou o bico com as próprias mãos e mamou tranquilamente.
    Eu uso esse chá da Welleda,mas percebo que a produção de leite se adaptou à demanda da minha filha, ou seja, se ela suga muito, há muita produção.
    Quando quero dar uma turbinada na produção,uso a tintura de algodoeiro da Welleda e também um Plasil.
    E também exclui leite e derivados da dieta.

  23. Lu,
    O pediatra da minha filha me indicou além do chá da mamãe e de beber muita água, as cápsulas de alfafa!
    É esquisito mas funciona super! rsrs
    Eu tinha muuuuuito leite quando amamentava!
    Tanto que perdi a conta de quantas vezes meu leite empredrou…
    Bjs

  24. Ei Lu!!
    Mto lindo o seu filhote!!
    Tb passei por este “problema”, achando que meu leite estava diminuindo.
    Antes que ele acabasse, usei 3 coisas que foram fundamentais e são naturais (antes tomei Plasil, mas surtei com ele): Esse Chá da Mamãe da Weleda, a Tintura de Algodoeiro e Capsulas de Alfafa (estes 2 são manipulados em farmácia homeopática). Super deu certo e eu amamento até hj. Minha filha, a Laurinha, completou ontem 1 ano e 3 meses. Bjos e mta saúde pro seu pacotinho.

  25. Ola… Tive uma experiencia super parecida e lendo revivi um pouco o que passei, essa é a primeira vez que faço um comentario, mas achei que valia a pena, sou paciente do Dr Eduardo Mota tambem, tive meu bebe com ele a 1 ano atrás e tambem tive problema com a pega e tambem usei o bico de silicone, meu leite tb diminuiu e testei o chá, mas o que mudou mesmo foi o remedio equilid prescrito pelo Dr Eduardo, veja se não vale a pena convesar com ele… parabens pelo se gatinho lindo
    bjo
    Maria

  26. Lu, meu problema foi exatamente como o seu! Eu n tinha bico e ele não pegava! Tentei o bico de silicone, mas ele acabou pegando sem, com 18 dias de vida. Eu preciso complementar pq minha produção é baixa, talvez pela demora em pegar e por ser dorminhoco, tem a sucção fraquinha. Tenho esperança que vamos melhorar e nos livrar do complemento. De certa forma é bom vc expor seus problemas para suas leitoras, mostrando que a vida não é só maravilhas, que você é humana, normal e enfrenta dificuldades como a maioria. Isso te aproxima da gente!

  27. aconteceu comigo a mesmo coisa, inclusive não indico esse bico pra ninguém. comecei com o chá da mamãe para aumentar o leite e, de fato, aumentou. mas por causa do bico de silicone, meu bebe largou meu peito. não se acostumou sem ele. dai fiquei tirando com a bombinha o leite, cinco vezes ao dia, colocava na mamadeira e complementava com fórmula. fiz isso ate o bebe completar sete meses. foi muito difícil, mas deu certo. boa sorte

  28. aconteceu comigo a mesmo coisa, inclusive não indico esse bico pra ninguém. comecei com o chá da mamãe para aumentar o leite e, de fato, aumentou. mas por causa do bico de silicone, meu bebe largou meu peito. não se acostumou sem ele. dai fiquei tirando com a bombinha o leite, cinco vezes ao dia, colocava na mamadeira e complementava com fórmula. fiz isso ate o bebe completar sete meses. foi muito difícil, mas deu certo. boa sorte para vc !

  29. esqueci de dizer que nesse meio tempo fiz uso da sondinha (relactaçÃo), para aumentar a produção, mas achei muito difícil fazer sozinha, sempre precisava da ajuda de alguém.

  30. Oi, Lu!

    Como é bom saber que não estamos sozinhas!!! Comigo aconteceu exatamente a mesma coisa e nas mesmas fases. Cheguei a chorar com a pediatra do Rafael porque me sentia péssima de usar o bico. Foi aí que ela me falou: “Mãe que teve cesárea é menos mãe do que a que teve parto normal? Não! Então coloca logo esse bico de silicone e dá graças a Deus que seu filho está mamando!”

    Rsrs!!! Não cheguei a tomar o chá… a produção de leite aumentou só com água e a tirada do silicone. Mas já que tem outros benefícios, vou experimentar! Valeu pela dica!

  31. Oi Lu!
    Estou com o mesmo problema que voce teve com o bico de silicone. Tive varias tentativas frustradas de tirar. Ele está com 3 meses e eu comecei com o bico quando ele tinha umas 3 semanas. Quando eu tento não usar ele deixa a boquinha bem fechada e eu não consigo fazer ele abrir mais para poder fazer a pega. Como que você fez?
    Quanto a produção eu tbem tive uma fase de baixa produção mas tomei o fenegreek e ajudou muito.
    Obrigada!

    1. Pri,
      O Antonio passou a chorar muito para mamar e em uma tentativa de melhorar a situação, eu tirei o bico. Funcionou, ele se acalmou e passou a mamar direto do peito. Dai fui colocando o bico apenas no começo das mamadas pois ele ajuda a “formar um bico” no nosso peito, né? E do meio para o final ele começava a reclamar e eu tirava o bico. Até que eu resolvi não colocar mais o bico, nem no começo. E deu super certo!!!
      Mas tenha calma, as vezes demora um pouco para conseguir tirar o bico. Os bebês precisam estar com a pega e a sucção bem avançadas. Vá aos poucos.
      Beijinhos

  32. Oiii, meu bebê está com 7 meses e ainda mama bastante, já inserir outros alimentos…mas ele ama mamar.rsrsrs Até hoje tenho bastante leite, não tomei nada de diferente apenas tomo muita muita e muita água.

  33. Lu,

    usei, com sucesso, além deste cha da weleda a TINTURA MÃE ALGODOEIRO, da mesma marca. Trata-se de um líquido que vc usa em gotas na própria xícara do cha da mamãe e parece ser feito com o flor do algodoeiro (que produz o algodão). pesquise isso, para mim, foi muito bom, mas usei os dois em conjunto.
    boa sorte e continue firma na amamentação.

    1. Me falaram tanto dessa tal tintura que eu acabei de comprar e já estou tomando! Também senti bastaaante diferença, ainda mais do que o chá!
      EBA! Estou feliz que meu leite está de fato aumentando!!!
      Obrigada, beijos!!!

  34. Meu filho tem 1a7m e mama até hoje, mas não foi fácil! Quando ele tinha 15 dias eu pedia a Deus pra me deixar amamenta-lo até um mes pelo menos e consegui! Achava que tinha pouco leite, não sentia mais os seios cheios e ele chorava apos alguns poucos minutos de mamada! Eu comia gengibre, tomava esse chá (que tb achava ajudar), fui ao banco de leite (recomendo muito!), tentei o meu GO que em nada me ajudou (Ele disse: – nao existem remedios, se não tem leite, veja com a pediatra e complemente, nao tem nada demais nisso!), me deixou arrasada, mas me deu ainda mais vontade de conseguir sim!
    E assim fomos levando.. quando ele fez seis meses eu me senti demais vitoriosa e orgulhosa,mas como se um peso me fosse tirado! Achei que o leite fosse secar, diminuir muito, mas nada disso! Se ele mama muito como quando viajamos,tenho muito leite, se mama menos, pouco leite! E essa é ordem mesmo em qualquer fase do bebe, a producao se adapta à demanda…
    Hoje consigo perceber o que estava errado – estresse! Muito estresse pelo cansaço das noites mal dormidas, dos problemas do dia a dia, as cobranças que sempre me fiz e sobretudo do medo de não conseguir!
    Então, se você ainda aceita um conselho – foque no seu bebe, no bem estar de vocês dois e o leite flui conforme a necessidade dele! Não é a toa que licença maternidade é de seis meses para as mães empregadas, você como empresaria não se pode furtar desse direito tb! Tome o chá, a tintura, o suco de uva, mas tenha a certeza que você é capaz de amamenta-lo e se quiser o fará por muito tempo!
    Felicidades pra vocês!

  35. Lu,

    Estou passando exatamente por isso. Meu bebê fez três meses ontem(02.11) e não sabia mais o que fazer. Agora vou direto para a cozinha beber muita água e depois comprar o chá para aumentar meu leite para meu Pietro.
    Brigaduuu…

  36. Lu
    Tenho um bebe de um mês…. Ele teve uma infecção de ouvido logo que nasceu… Já está tdo bem porém ele não ganhou peso nesse primeiro mês e a pediatra orientou que devíamos começar a complementar… Como eu não quero parar de amamentar estou complementando com o mamatuti – uma sondinha que o bebe suga junto com o meu leite… Tenho receio de não conseguir tirar o complemento… Com quanto tempo você começou a complementar? Foi porque antonio não ganhou peso? Você complementa
    Com mamadeira? Você continua complementando ou conseguiu voltar apenas para o seu leite?
    Bjs!!!

    1. Daniela,
      Comecei a complementar quando meu leite começou a diminuir. A partir dos 3 meses, na mamadeira mesmo. O Antonio nunca despegou do peito, ele sempre adorou mamar no peito mesmo com pouco leite e mesmo sendo mais difícil de sugar.
      Boa sorte!!!
      Beijinhos

  37. Nossa, Lu!
    Que post maravilhoso. Muito obrigada por dividir tudo isso. Tenho um Bebê de quase dois meses e ontem a noite tive que complementar com fórmula porque ele chorou bastante no peito. Meu peito tava murcho e sentia Como se não estivesse saindo mais leite! Fiquei super nervosa, com medo de não conseguir mais amamentar. Chorei muito e cheguei a me sentir menos Mãe. Sei que é loucura! Acho que Estava me cobrando muito. Fiquei com vergonha até de contar para as outras pessoas que tinha complementado.
    A maioria das pessoas não fala das dificuldades!
    Lendo o que vc e outras leitoras passaram me trouxe Paz de espírito e a certeza de que estou fazendo o meu máximo! Temos que entregar nas mãos de Deus!
    Adorei as dicas e já estou tomando o chá ( a Pediatra tb receitou).
    Você não Faz idéia do quanto foi importante ler sobre isso!
    Muito obrigada!!!

  38. Lendo as pastagens fico com o coração mais aliviado.
    Meu pequeno tem 2 e meio e estou complementando com enfamil 1 há 15 dias.Dói fazer essa complementação! Gostaria de saber onde encontro esse chá. Casas tipo mundo verde ou mercados normais?
    Agradecendo desde já. Abs

  39. Oi alguem me ajudaaa !!
    Tenho um bebe de 4 meses e fiquei internada no hospital por 3 semanas e meu leite parou de encher .. agora não tenho nada sai bem poco mesmo e então so dou formula para bebe
    Mais as vezes dou meu peito pra ele tirar o poquinho que tem.. agora como faço para aumentar meu leite? Me ajudem por favor !

    1. Olá querida,
      Acho que um medico pode te orientar melhor, existem algumas medidas que podem ser tomadas mas apenas com recomendação médica mesmo.
      Beijos e boa sorte!