PILATES E AS VANTAGENS PARA AS GRAVIDINHAS – POR DRA CAROLINE CAPPELL

Genteee,
Atenção, post TOP por aqui!!!

Minha querida professora de pilates, treinamento funcional, fisioterapeuta e gênia no assunto, escreveu um texto maravilhoso sobre o pilates e os inúmeros benefícios para a gestante e o baby!
A Carol era minha professora de funcional, me fazia morrer, suar, e me fez emagrecer! Agora ela cuida da minha frequência cardíaca e me dá pilates, que é uma das técnicas que mais beneficiam as gravidinhas. Como se não bastasse, ela também é a melhor fisioterapeuta ortopédica do mundooo!

Tenho certeza que vocês vão amar o texto e as fotos!
Beijinhosss
SAIBA QUAIS AS VANTAGENS QUE A TÉCNICA PROMOVE PARA MÃE E SEU FILHO

Refém de mudanças inevitáveis no corpo e na mente, a gestação é uma experiência única e mágica, e a idéia é torná-la também prazerosa para a futura mamãe. Alguns hábitos saudáveis fazem toda a diferença para suportar tantas alterações hormonais, que irão mexer muito com as emoções, e alterações físicas, que irão mudar totalmente o corpo da mulher.

A prática de exercícios físicos, aliada a uma alimentação balanceada, contribui para o bom andamento dessa espera, que dura cerca de 40 semanas. Algumas modalidades são mais procuradas pelas futuras mamães, entre elas o Pilates.

Por ser um método de exercícios de baixo impacto, não provoca sobrecargas nas articulações das gestantes. Além disso, o Pilates possui alguns princípios que trazem muitos benefícios, como aumento da flexibilidade, fortalecimento muscular, consciência corporal, relaxamento e uma respiração mais adequada. O trabalho integrado de todos os princípios favorece o bom desenvolvimento da gestação, prevenindo dores e desconfortos e auxiliando no trabalho de parto.

Enfim, o Pilates traz inúmeros benefícios para a futura mamãe, mas é muito importante ter um acompanhamento adequado, feito por um profissional que tenha conhecimento de todas essas alterações fisiológicas, para que as aulas se tornem funcionais e prazerosas para o corpo de cada gestante. Não podemos esquecer a importância do acompanhamento médico, que vai liberar ou não a prática de qualquer exercício físico nesse período.

FUNC1

 

Beneficios para a mãe: 

– Evitar as famosas dores nas costas, melhorando a postura;

– Auxiliam no alívio dos desconfortos como câimbras, e falta de ar;

– Aliviar dores e inchaços nas pernas e a fortalecê-las para que agüentem mais peso e liberem a sobrecarga na coluna;

– Evitar a incontinência urinária por meio do trabalho do períneo;

– Auxiliar a contração muscular abdominal (o que facilita o trabalho de parto mais tarde);

– Estabilizar as articulçãoes contra possíveis lesões;

– Trabalhar a respiração, que auxilia no relaxamento do corpo entre uma contração e outra.

 

Benefícios para o bebê:

– Recebe endorfina, o hormônio do relaxamento, através da placenta, o que contribui para o bem-estar dele;

– Tem um crescimento adequado dentro do útero, já que a gestante controla melhor seu peso;

– Sente a tranqüilidade da mãe, que deve estar mais disposta e com uma boa autoestima!

func2

CUIDADOS QUE TODAS AS GESTANTES DEVEM TER AO PRATICAR ALGUMA ATIVIDADE FÍSICA:

– Nenhuma gestante deve iniciar qualquer atividade física sem passar por uma avaliação de seu médico de confiança. Essa é uma condição fundamental para garantir a saúde da mãe e do bebê. Durante o pré-natal, também é importante que a mulher converse com o obstetra sobre sua prática.

– A duração de uma aula para gestante é a mesma de uma aula convencional – uma hora – e são recomendadas pelo menos duas aulas por semana para que a gestante possa sentir os benefícios da prática em seu dia-a-dia.

– Gestantes com placenta prévia ou baixa ou que tenham alguma doença que coloque a gravidez em risco não devem praticar a atividade.

– Com a gravidez avançada, não é indicado deitar de bruços, pois a posição comprime o útero contra as costas e diminui a quantidade de sangue que chega ao bebê. A mãe também não deve prender a respiração por muito tempo durante o exercício porque o bebê também fica sem oxigênio.

– As gestantes não devem praticar nenhuma atividade que eleve a frequência cardíaca a mais de 140 batimentos por minuto, pois isso diminui a circulação sanguínea.

Beijos
Dra Caroline Cappell
[email protected] ”

ATENÇÃO meninas: Não é aconselhável praticar Pilates ou qualquer outra atividade física sem o acompanhamento de um profissional, orienta minha Professora e fisioterapeuta Dra. Caroline Cappell. Por causa da barriga, o equilíbrio da mãe fica alterado e o risco de quedas pode ser maior.

Gostou? você pode compartilhar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Lulu,

    Muito obrigada pela confiança!!!

    É um prazer cuidar de você e seu pequeno nessa fase da sua vida!!!!!

    Cada dia mais linda!!!!

    beijosss
    amo vc!

  2. É bem bacana ver uma gravida se cuidando! Que vc tenha muita saúde e disposição durante a gravidez e q o bebe venha super saudável!
    De coração desejo q vc tenha um parto normal (cesárea só em caso de real necessidade). Espero que seu medico(a) seja honesto com vc! Se alguém te desencorajar fala comigo q te dou forças! Tiver um parto normal e hj tenho a certeza q foi o melhor para mim e minha filha. Doe, mas não é insuportável e a recompensa maior vem ao longo dis anos! Minha filha tem 4 anos, é muito mais saudável q as amigas da escola (todas nasceram por cesárea eletiva), não tem alergias nem doenças respiratórias (eu mãe e o pai nasceram de cesárea e sofremos de todos esses males!)…. Poderia inumerar mais mil coisas aqui! Mas não vou mais te encomodar!!!! Tomara q vc pense como a Maria Rudge!!!!!
    Gde beijo e se for do seu interesse assista o filme renascimento do parto! Lindo tem o depoimento da Andrea esposa do Marcio Garcia!!!!

  3. Olá Lu,
    Tudo bem?

    Na verdade não se trata de um comentário e sim de um pedido.
    Sou da Marqueterie, assessoria de comunicação da Oxford, importante fabricante de porcelanas, cristais e itens para a mesa.
    A marca está com um lançamento voltado a área de Saúde e Bem-Estar e gostaríamos de enviar uma peça a você.
    Poderia nos enviar seu endereço completo para o envio?
    Obrigada e abs,
    Elaine Correia
    Marqueterie Assessoria de Comunicação

  4. Adorando seus posts!! Nem estou grávida, mas estou guardando todas as suas dicas.

    Parabéns pelo nível de detalhe nas postagens, show!!

    Saúde pra você, Antônio e família!

    Beijos,

    Pri

  5. Oi Lu… Estou te acompanhando pelo instagram, e hoje resolvi dar uma olhadinha no blog! Estou cursando Educação Física e me interessei muito pelo post! O Pilates pode ser feito através de dois profissionais: O Fisioterapeuta e o Educador Físico! É uma prática extremamente importante para todos! Parabéns pelo blog e pelo conhecimento repassado! Estou in love com as dicas e apaixonada pelo Antônio, lendo seus post’s é como se fossemos amigas há muito tempo…