A PRIMEIRA PAPINHA

Oiii Mamães!

Hoje vou escrever aqui sobre a primeira papinha do Antonio, como foi e como fazemos as papinhas aqui em casa.

O Antonio ficou 6 meses só no leite.
Eu tive leite no começo, amamentei e amavaaaa aqueles momentos! Amava o fato de PRECISAR ficar com ele, das pessoas não poderem me cobrar nada e de poder me dedicar só a ele. Quando a gente tem babá, as pessoas sentem que podem te cobrar de muitas coisas pois você tem com quem deixar seu filho, mas eu não queria sair de perto dele e a amamentação me permitia isso.
Depois de um tempo o meu leite foi diminuindo gradualmente e fui precisando complementar… Foi um período difícil. Queria tanto amamentar que mesmo com pouco leite eu não deixava de dar o seio. Quando terminava o meu leite, ele ficava chorando e com fome, foi ai que o complemento entrou.
Ficava mais tranquila pois ele não passava fome. Mas ao mesmo tempo eu tentava de tudo para voltar a ter leite suficiente e abandonar o complemento.

Algumas coisas adiantaram para aumentar um pouco o meu leite mas nada que tirasse a necessidade do complemento. Quando o Antonio estava com 4 meses e meio meu leite secou. Secou por completo mesmo, não precisei enfaixar o peito, tomar remédio, tirar leite no banho, nada. Simplesmente parou de sair.

Fiquei arrasada mas o Antonio estava grande e saudável, isso que importa!

Ficamos só no complemento até ele completar seis meses. Não dei fruta, suco, nada. Apenas leite e água, quando o verão chegou.

Quando ele fez 6 meses, comecei a dar papinhas salgadas no almoço. Fiz assim durante 15 dias até começar a oferecer o jantar também.
Optei por iniciar na papinha salgada primeiro pois é mais difícil deles acostumarem e gostarem. Se eu desse frutas antes ele iria rejeitar mais facilmente a papinha salgada.

Depois de um mês de papinha salgada, começamos a oferecer frutinhas naquelas redinhas, sabe? Essa daqui, ó…

 

IMG_3692

 

Ele amaaaa!!! Algumas frutas mais que outras mas ele ama também por ajudar a coçar a gengiva e esses dentinhos que ameaçam mas não aparecem! As vezes coloco na geladeira para a fruta ficar geladinha. Ajuda ainda mais a aliviar as dores na gengiva!

Bom, vamos agora a como fazemos papinha aqui em casa…

FullSizeRender copy 2

 

Nessa foto tem os temperos que usamos: tomatinho, salsinha e cebolinha. Musculo picado. Mandioquinha, cenoura e couve. Essa papinha era no começo, ainda não continham todos os itens que colocamos hoje… Fui adicionando aos poucos…

Fazemos tudo na panela de pressão.
Primeiro fritamos a cebola em um fio de azeite, juntamos os temperos e depois colocamos a carne para refogar nessa panela.
Depois adicionamos todos os outros ingredientes e colocamos água dois dedos acima de tudo. Deixamos 20 minutos na pressão. Depois desligamos o fogo, tiramos a pressão. Ligamos o fogo de novo e deixamos até o caldo engrossar e a água dar a secada.
Depois disso tudo, passamos na peneira e está pronto para servir.  As vezes batemos um pouco antes de passar na peneira.

IMG_0010

As papinhas aqui tem feito o maior sucesso!

Hoje, as papinhas do Antonio precisam contem 1 de cada itém dos abaixo!

Screen Shot 2015-02-19 at 12.57.01 PM

 

Elas são bem completas hoje.
E vocês, como fazem as papinhas por ai?

Alguma dica?
Beijinhos!

Gostou? você pode compartilhar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Dica de pediatra: utilize 4 legumes variando a cor, acrescente um tubérculo também, cozinhe no vapor., isso impede que os legumes absorvam água. Refogue aproximadamente 1 colher de sopa de carne moída ( moer 2 vezes)Misture aos legumes e AMASSE com o garfo. As novas orientaçóes desaconselham passar na peneira ou bater. Depous de pronta um fio de azeite extea-virgem! Sem sal até 1 ano. Cebola, cheiro verde , alho e etc são ótimos para saúde! Bom apetite!

  2. Lu, é uma aventura oferecer as papinhas né?!
    Comprei vários livros sobre o assunto e com receitas, e o que gostei e utilizo até hoje é este aqui “Aventuras Gatronômicas de Uma Mãe de Primeira Viagem” – Smith, Patricia Cruz, o interessante é que ele apresenta cardápios divididos por fases, e é escrito por uma nutricionista e mãe de primeira viagem. Acho que vale à pena conferir.
    Boa sorte nesta aventura.
    Abraços
    Jaque

  3. Achei muito legal as dicas e bem parecidas de como começamos tudo aqui em casa… Sou mãe de gêmeos – Murilo e Heitor (7 meses) e começamos com papinha salgada, depois frutinhas! Os ingredientes são os mesmos que você usa aí e eles adoram! Só sigo uma dica da pediatra deles, faço para 3 dias e congelo, sou sozinha para cuidar dos dois e preciso ser prática! Adoro seu blog! Parabéns! Voltei a escrever no meu blog (que amo!) recentemente, depois que organizamos a alimentação dos meninos, hehehe… oqelagosta.wordpress.com Beijos

  4. Luciana,

    O seu Antonio é lindo… Também tenho um, mas ele já tem 13 meses. O pediatra diz que não é muito bom oferecer as frutas na redinha… Apesar de prático, não estimula o bebê a aprender a mastigação e a distinguir a textura dos alimentos, entre outras coisas.
    Parabéns pelo baby fofo.
    Bj

  5. Oi lu!

    Sou mãe de 1ª viagem como vc e nossos bebês tem quase a mesma idade. Por isso estou sempre de olho nas suas dicas que aliás, são ótimas!
    Antes de mais nada queria dizer que eu entendo a frustração de não poder mais amamentar. Eu passei pelo mesmo problema, meu leite secou e tal mas temos que nos policiar para não nos sentirmos culpadas! Uma por que de fato nós não temos culpa, e outra, quando vc oferece uma mamadeira ou uma papinha feita com tanto amor pro seu filho, não faz diferença pra ele!!!
    A minha filha também começou com a papinha agora e estou louca pra experimentar aquele aparelho francês chamado Babycoock da Béaba, vc conhece?
    Uma amiga tem e é tão prático!!
    E o melhor é que ele faz tudo no vapor conservando assim os nutrientes do alimento.
    Se alguém por aqui conhece ou já tem, eu adoraria saber a opinião!

    Beijos;

  6. Oi Lu, adoro teu blog e o Antônio!!!! Sou nutri e já que tu pediu vou dar uma dica! Hehehehe No início muitos babys tem dificuldade com textura mais pastosa e muitas vezes a peneira se faz necessário mesmo. Agora que ele ta acostumado com a papinha tenta dar os alimentos amassados e separados, para ele sentir o gosto de cada coisa!!! E se fazer cara feia para algum legume não desiste, oferece outro dia até ele acostumar!!!! Bj pra ti e pro baby mais fofo do Instagram!!!

  7. Luciana,
    acompanho seu blog, muito instrutivo. Ainda não sou mãe, mas pretendo ser em um futuro bem próximo, por isso, presto bastante atenção a todas as informações inerentes ao mundo infantil. Li essa reportagem na Folha e achei interessante, sobre comer frutas em redinhas: http://maternar.blogfolha.uol.com.br/2015/02/18/saiba-como-a-redinha-para-comer-fruta-pode-atrapalhar-a-alimentacao-do-bebe/
    Não sei se de fato ela está correta, mas acho que não custa pedir uma segunda opinião.
    Carol

  8. Oi Lu! Gostei muito da postagem sobre papinha. Aprendo muito e valorizo blogueiras que tem filhos e que participam efetivamente da vida deles. Vc amamentou, vc acompanha nas frutinhas, no nascimento dos dentinhos… Acho isso muito bonito e importante. Estou grávida de 07 semanas, vou acompanhar muito mais de perto o blog. Beijo grande, Thalita.

  9. Oi Lu!! Vou começar agora a introduzir as papinhas na alimentação do meu bebê e gostaria de tirar uma dúvida sobre esse seu post….gostaria de saber, como você faz para lavar as folhas, no caso, a couve?? Água corrente? Vinagre?? Geralmente lavo as verduras com água e uma esponjinha pois não uso a casca..mas também tenho dúvida se está ok!!!! Aguardo uma resposta!! Beijos e parabéns pelo Antônio e pelo blog!!!!

  10. Luuu, amooooo suas dicas de supeeer mae! Acabei de ler td q vc escreveu sobre as papinhas d antonio. Estou arrasadaa… Dei a1 frutinha p meu baby com 4meses pera ele amou! Ele esta cm 6meses comecei a dar papinha p ele. Mas a dificuldade e grande p ele comer!! Bateu cm q seu medico falou sobre d frutinha tao cedo!! Enfim, ele ainda mama muito a noite e tem complemento cm aptamil premium. Ahh coloco uma conherzinha d mucilon sempre a noite p ele zz um
    Pouco mais. lu, meu baby e guloso! 6meses ja mede 70cm peso 9,6kg. Tento tds os dias a papinha mas ele n come nada! vou pegar suas receitinhas e fazer tdinho p ele.
    P.s. Antonio tem algum efeito qd toma vacina lu? Onde moro hoje n tem vacina n rede privada. O efeito das vacinas d rede publicas e um terrooor! Parti meu coracao d tanto dor na perninha dele qd toma a “pentvalente” hj ele tomou dei tylenou p amenizar mas n fez efeito algum. Ele chora tanto tanto ate qd move p dedinho do pe. antonio teve alguma reacao parecida? Bjao querida e obrigada. Vc me ajudaaaaa muitooo super mae.

    1. Thiana,
      Não se preocupe, ele vai aceitar as papinhas eventualmente. Fiz um post sobre o Antonio e os sucos… Ele não aceitava-os. Talvez lá você encontre dicas para “convencer” seu baby a comer. Uma que usei bastante e que vai funcionar para a papinha é: não fique mudando os sabores, são mto diferentes e uma explosão de novidades no organismo deles. Insista – sempre sem permitir que chorem – o mesmo sabor até conseguir um resultado diferente.
      Quanto as vacinas… O Antonio tem pouca reação viu. Mas acho que varia mto de bebê!!!
      Beijinhos