EMAGRECER X PERDER PESO

Oiii pessoas!

Mais um post da minha querida nutricionista Mariana Fontana.
Dessa vez ela resolveu falar sobre um assunto que sempre reforça durante nossas consultas. Perder peso e emagrecer são coisas distintas. Você sabe a diferença? Sabe o que quer para o seu corpo?

O que eu mais gosto da Mari e da filosofia nutricional dela, é que ela não é radical nem xiita. Ela tolera nossos “escapes” e só dá bronca quando realmente necessario. Do jeito que ela me ensinou, e vem ensinando, fica fácil emagrecer sem ganhar de volta os kilinhos. Mas que fique claro, não tem segredo: o sucesso está na alimentação saudável e nos exercícios diários!

Beijinhos e boa leitura!

emagrecer

“Nove em cada dez pacientes que consultam algum nutricionista têm a mesma queixa: “Preciso emagrecer”. Isso quando a frase não aparece em sua forma mais completa: “Preciso emagrecer rápido!”. Como tudo hoje em dia, as pessoas querem tudo pra ontem. As capas das revistas da área da “saúde” estampam diversas possibilidades de como as pessoas podem (como elas mesmas dizem) eliminar, derreter, desintoxicar, perder, enxugar os quilinhos extras.

Todas essas possibilidades levam a pessoa a acreditar que de fato seja muito fácil e simples emagrecer 3 kg em uma semana, por exemplo. Mas será que de fato isso é fácil ou possível?

Para fazermos essa conta precisamos diferenciar emagrecer de perder peso. Perder peso significa subir em uma balança hoje e pesar, por exemplo, 70 kg. Depois de uma semana você sobe novamente na balança e está pesando 67 kg. Ou seja, em uma semana houve o decréscimo de 3 kg de peso. Mas isso significa necessariamente que houve o emagrecimento? Não!

Emagrecer significa tornar-se mais magro, ou seja, ter mais massa magra e/ou menos gordura no corpo. Uma pessoa pode conseguir isso de três formas: aumentar a massa muscular (massa magra), diminuir a quantidade de tecido adiposo (massa gorda) ou a somatória dos dois. E emagrecer, que é o objetivo principal, não é fácil nem rápido!

Para emagrecer 1 kg, precisamos de um déficit energético de, aproximadamente, 8000 kcal. Logo, para emagrecer 3 kg precisamos de um déficit de 24.000 kcal. Se pensarmos em uma semana, isso significa que nos 7 dias teríamos que ter um déficit diário de 3000 kcal! Fácil, não? Na prática, com o gasto de energia médio, isso significa que a pessoa teria que correr uma maratona (42 km) por dia, durante os 7 dias!

Com isso, o que é importante entender é que as pessoas não engordam de um dia pro outro. Logo, não adianta querer emagrecer da mesma forma… os dois são processos crônicos. Não há magia ou pílula milagrosa (pelo menos nada que seja legalmente comercializado e que não coloque em risco a vida do indivíduo).

O emagrecimento é sempre acompanhado de uma redução do volume corporal. O importante é sentir a roupa ficando larga, medidas diminuindo! Por isso, se quiser emagrecer esqueça a balança!”

Mariana Fontana
CRN 3/ 17203

Rua Mato Grosso, 306 1º andar
Higienópolis, São Paulo

[email protected]
Consultório (11) 3123-8482

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  1. Otimos os comentários pena que moro muito longe,mas se fosse possível gostaria de ter orientações por e-mail ,é possível? pois gostaria de emagrecer.Obrigada